Japeri inaugura 12ª Sala de Recursos Multifuncionais

Novo espaço oferece atendimentos especializados a 18 alunos

Por

A Prefeitura Municipal de Japeri inaugurou a décima segunda Sala de Recursos Multifuncionais (AEE - Atendimento Educacional Especializado) do município. A cerimônia foi marcada pela emoção e pela celebração da inclusão, reunindo educadores, alunos e familiares.

Localizada na Escola Municipal Célia Sobreira, no bairro Alecrim, a nova sala passa a oferecer atendimento especializado a 18 estudantes com deficiência, transtornos e outras necessidades específicas, ampliando as oportunidades de aprendizagem com uma educação inclusiva e de qualidade para todos.

As aulas acontecerão no contraturno, com duração de 50 minutos, e terão como foco estimular a autonomia, criatividade, autoestima e habilidades sociais dos alunos, respeitando o ritmo e as particularidades de cada um.

O espaço, preparado pela Secretaria Municipal de Educação, conta com materiais pedagógicos adaptados, recursos tecnológicos e atividades diversificadas, garantindo um ambiente acolhedor e estimulante.

A secretária municipal de Educação destacou a importância da nova sala.

"Estamos entregando mais uma sala de recursos no município, já são doze ao todo. Com isso, pretendemos ampliar os atendimentos aos alunos que apresentam algum tipo de dificuldade. Esta sala representa muito mais do que um espaço físico: ela é a materialização do nosso compromisso em garantir igualdade de oportunidades para aprender, crescer e se superar", afirmou.

A responsável pelo atendimento, a professora de Educação Especial e Psicopedagoga Rosilene Ruiz, explicou como será a rotina de atividades.

"Vamos atender no turno da manhã, os alunos que estudam à tarde, e no período da tarde, os alunos que estudam pela manhã. Todos os materiais são de altíssima qualidade, preparados para atender diferentes áreas, como motoras, psicomotoras e cognitivas, garantindo que cada criança possa desenvolver ao máximo suas habilidades", explicou.

A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelas famílias. A dona de casa Rayane dos Santos, de 28 anos, moradora do bairro Primavera, contou que a novidade vai ajudar muito no desenvolvimento do filho, Hyan Santos Furtado, de 10 anos.

"É bastante ideal para as crianças especiais. Tem muitas coisas que eles ainda não sabem, mas que vão evoluir com a sala de recursos".

Já a dona de casa Dayana Kelly Leite relatou, em Libras, à professora Danielle Maciel, a importância do atendimento para o filho Nicolas, de 7 anos.

"Meu filho precisa muito desse acompanhamento, até mesmo para se comunicar. Hoje, só conseguimos conversar por escrito. Esta sala é um passo para o futuro dele".