Por:

Infâncias plurais são tema no 'Programa Criança Feliz' de Japeri

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu o encontro dos visitadores do Programa Criança Feliz - Primeira Infância no SUAS, para uma roda de conversa com o tema "Infâncias Plurais". A atividade teve como objetivo aprimorar práticas profissionais, compartilhar experiências e fortalecer a atuação junto às famílias, gestantes e crianças atendidas pelo programa.

O encontro reforçou o compromisso do Programa Criança Feliz em garantir atendimento humanizado e sensível às diferentes realidades sociais, ampliando a rede de proteção e cuidado à primeira infância em Japeri, e contou com a participação da representante da coordenação estadual, Marcela Dias e da multiplicadora Gisele Villanueva.

Segundo Gisele, a proposta central do encontro foi estimular a reflexão sobre as diversidades da infância no Brasil e os impactos das desigualdades estruturais no desenvolvimento infantil.

"É fundamental analisar as múltiplas realidades das crianças, considerando seus contextos, culturas, identidades e formas de organização familiar. Cada território traz uma vivência única que precisa ser respeitada e acolhida nas práticas do programa", destacou.

Além das coordenadoras municipais da Proteção Social Básica, Simone Barbosa, e da Proteção Social Especial, Rafaela Cavalcanti, também estiveram presentes a supervisora municipal do programa, Viviane Christina, e a subsecretária de Assistência Social, Sara Costa que destacou o compromisso da gestão com o acolhimento e a escuta das equipes no desenvolvimento das atividades.

"Temos uma equipe dedicada que atua sob dois pilares fundamentais, a intersetorialidade e as visitas domiciliares, que fortalecem as ações da política de assistência social em Japeri, com foco especial nas gestantes, nas crianças na primeira infância e em suas famílias. Durante as visitas, conseguimos estreitar vínculos familiares, valorizar a relação entre cuidadores e crianças, que nem sempre são os pais biológicos. Além disso, o programa promove oficinas e ações integradas com outras secretarias e serviços do município, ampliando a rede de cuidado e proteção social", explicou.