Na última semana, o município de Japeri realizou o projeto "Explorando Saberes" na Área de Proteção Ambiental (APA) Pedra Lisa com os alunos da E.M Pastor Tasso e E.M Pedra Lisa, como parte da chamada "Semana da Árvore", que contou também com uma ação de limpez no Rio D'Ouro, que contou com parceria com a Transpetro.
A iniciativa promoveu oficinas educativas, dinâmicas e experiências práticas que aproximaram as crianças da realidade ambiental do município.
Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação ambiental por meio de ações como projeto Sementeca, análise de água, oficinas de pintura com tinta sustentável e atividades sobre biodiversidade. Um dos pontos altos foi a apresentação de conservação de animais em meio úmido, que despertou curiosidade e encantamento.
Arthur Pereira, de 9 anos, compartilhou sua empolgação.
"Gostei muito de ver a cobra e aranha. Nunca tinha visto de perto, achei muito legal".
Já Isabela da Rocha, também de 9 anos e guardiã ambiental, destacou: "Eu gosto muito de participar do projeto. O que eu mais acho divertido é quando a gente sai para passear e conhecer a natureza", contou.
A coordenadora do projeto Monitora Rios, Jaqueline Kalaoum, ressaltou a importância da iniciativa.
"Nosso objetivo é despertar a consciência ambiental desde cedo, mostrando às crianças que elas são protagonistas na preservação dos rios e da biodiversidade", disse.
Já a coordenadora de Educação Ambiental de Japeri, Juliana Melo, destacou a parceria que possibilita as ações.
"Esse trabalho coletivo entre prefeitura, ONG e comunidade escolar amplia as possibilidades de aprendizado e fortalece a educação ambiental como prática transformadora", explicou.
A ação também faz parte do Projeto Monitora Rios, realizado pela ONG Onda Verde, com patrocínio da Águas do Rio e pelo laboratório Oceanus, com o apoio da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) e da secretaria Municipal de Educação (SEMED).