Um momento de emoção, reconhecimento e celebração foi vivido na reinauguração do Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, em Japeri. Durante a solenidade, o novo auditório passou a se chamar Fiscal Ambiental Cezar Marendaz, em homenagem ao servidor que deixou um legado de dedicação e compromisso com a proteção do meio ambiente no município.
Totalmente climatizado e decorado com arte em grafite, o núcleo se consolida como um importante instrumento de fortalecimento da consciência ecológica e de promoção de práticas sustentáveis entre crianças, jovens, adultos, escolas e instituições da região. O novo auditório vai possibilitar a realização de oficinas, projetos e atividades voltadas à preservação ambiental, estimulando o senso coletivo de responsabilidade com a natureza.
A secretária de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, se emocionou ao anunciar a homenagem. Ela destacou que Cezar era uma pessoa especial para a secretaria e relembrou o início da trajetória profissional ao lado dele.
"Ingressamos juntos na fiscalização ambiental, em 2014, após o concurso público. Entrei no dia 16 de janeiro e ele no dia 24. Fomos os dois primeiros colocados. Na época, ninguém sabia o que era fiscalização ou meio ambiente. E juntos fomos construindo esse caminho", contou.
A homenagem também emocionou familiares do fiscal. A viúva, Luciana de Oliveira Cunha Marendaz, de 54 anos, esteve presente com as filhas Amanda e Bruna, além da sobrinha Karen Jéssica Tavares Marendaz.
"Fico muito grata pela lembrança. É uma honra fazer parte deste momento. Cezar faleceu em 2020, mas deixou sua marca como fiscal ambiental dedicado e respeitado", declarou.
Para o vice-prefeito Carlos Januário, o novo espaço representa muito mais do que uma estrutura física.
"É um ambiente de inspiração, onde lembramos de quem construiu esse caminho e renovamos nosso compromisso com a sustentabilidade".
A reinauguração reuniu estudantes, ex-alunos e instituições parceiras. Alunos do 8º ano , do Colégio Cenecista Prof. Lina Monte Mór (CNEC) apresentaram uma maquete sobre políticas públicas ambientais, destacando pontos de turismo ambiental em Japeri como o Pico da Coragem, a Pedra Lisa e as cachoeiras locais.
Instituições como a Águas do Rio e o Inea montaram estandes de educação ambiental, com oficinas e simulações sobre descarte correto do lixo e políticas públicas. Professores, coordenadores e estagiários também promoveram atividades interativas. O evento contou ainda com distribuição de mudas, cartinhas e material de conscientização ambiental.