No próximo dia 13 de setembro, das 17h às 22h, o Complexo Cultural Mário Marques, em Nova Iguaçu, recebe o evento de lançamento do livro "Manhãs de Outono: A Arte da Festa", de Mariana de Oliveira Silva. Mais do que uma noite literária, a programação convida o público a vivenciar uma verdadeira experiência artística, reunindo roda de conversa, oficina de pintura, música ao vivo, café da tarde e celebrações coletivas.
Com classificação indicativa para maiores de 14 anos, o evento é voltado a artistas independentes, produtores culturais, amantes das artes visuais e à comunidade local. A proposta é fortalecer os laços entre criadores independentes da região e valorizar a cultura da Baixada Fluminense, aproximando literatura, artes plásticas e música em uma atmosfera colaborativa e acolhedora.
O livro nasceu da vivência coletiva do Manhãs de Outono, um encontro de amigos criado em 2001 por Cézar Ray, Domi Júnior e Lafayette Suzano, que se reuniam para pintar sem tutorias, hierarquias ou pretensões institucionais. Ao longo do tempo, aquilo que começou como simples reuniões artísticas, tornou-se um movimento de socialização da arte, marcado pela amizade, pelo afeto e pela celebração.
Nesses encontros, muitas vezes realizados em bares ou nos quintais de casa, a arte foi se transformando em um espaço de festa e democratização: lugar onde a criação e a fruição são partilhadas de forma livre e coletiva. Foi nesse ambiente que a autora, Mariana de Oliveira, desenvolveu seu próprio processo criativo em pintura.
Reconhecendo a importância do movimento em sua trajetória artística, Mariana transformou o Manhãs de Outono também em objeto de pesquisa acadêmica. Da pesquisa etnográfica, defendida em 2023 na IFRJ Nilópolis, nasceu o livro "Manhãs de Outono: A Arte da Festa", obra que reflete sobre a potência da coletividade, da memória e da arte como celebração.
A programação do evento conta com um buffet de café da tarde, roda de conversa com a autora e convidados especiais, sessão de autógrafos e venda de exemplares. Também acontecerá uma oficina de pintura conduzida pelo artista plástico Domi Jr, do próprio coletivo Manhãs de Outono, enquanto isso, haverá apresentação musical instrumental da banda Jazz de Boa e distribuição de chopp artesanal Big Malvado para exprimir a celebração desse momento artístico cultural.
O evento é totalmente gratuito e o projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento à Pesquisa e Publicação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e FENIG e realização Ministério da Cultura e Governo Federal.