Estudantes de duas escolas estaduais de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, receberam melhorias na infraestrutura das unidades, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório, entre outros espaços de convivência escolar. As entregas foram feitas pela secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, como parte das ações promovidas pelo Governo para melhorar a qualidade do ensino na região.
A unidade do bairro Xavantes, Ciep 210 - Mario Alves de Sousa Vieira, foi a primeira da agenda. O colégio que atende 1 mil alunos agora oferece melhores condições de ensino para os alunos que contam com auditório, sala de ciências, biblioteca, auditório, sala maker, quadra poliesportiva e outros espaços criados ou renovados, ampliando as oportunidades para a comunidade escolar, como explica o diretor da unidade, professor Jeferson Lima.
"A reforma chegou num bom momento. Foram vários espaços revitalizados e era isso que nós, professores, precisávamos para motivar essa galerinha e colocá-los para conquistarem seus sonhos", afirmou o gestor da unidade.
A aluna da 2ª série do Ensino Médio, Ana Júlia Marriel, de 16 anos, falou que o clima agora é de foco.
"Estamos com mais vontade de vir pra escola. Ficou muito bonito! De todas as escolas que já estudei, essa é minha favorita", contou a estudante.
No Ciep 380 - Joracy Camargo, no Centro, foram entregues as obras de reforma da estrutura da unidade para que os estudantes do Curso Normal (Formação de Professores) possam aprender e receber sua capacitação em um espaço digno, valorizando a formação de futuros educadores.
"Gostaria que vocês vissem a escola como um grande canal de transformação social. Já estive nesses mesmos bancos escolares como normalista e sei da importância que a valorização do ensino e da escola tem para a formação de vocês, e é por isso que nós investimos na Educação. Lembro que nada disso seria possível sem o apoio do governador Cláudio Castro que está comprometido com a Educação e também do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, que autorizou o envio de emendas para as escolas da rede", afirmou a secretária.
Agora, a ideia é seguir ouvindo demandas semelhantes em outras regiões fluminenses, a fim de que novas entregas possam ocorrer, aumentando a qualidade do ensino e atendendo os pedidos de estudantes, professores e demais servidores das escolas estaduais do Rio de Janeiro.