O uso de retroescavadeiras para a retirada de barricadas das ruas de Duque de Caxias está em funcionamento. Essa é mais uma parceria entre a prefeitura do município e o governo do Estado. Por meio da Secretaria de Segurança Pública, a prefeitura do município entregou quatro restroescavadeiras e 4 caminhões para o transporte do equipamento ao Batalhão da Polícia Militar de Duque de Caxias, 15º BPM, a fim de que sejam utilizados na liberação de ruas obstruídas, de forma irregular, por criminosos. Somente na segunda (1), o Programa Caxias Livre retirou 8 toneladas de material usado para impedir a circulação de veículos de ruas do bairro Jardim Gramacho, no primeiro distrito.
Policiais do Batalhão de Duque de Caxias desobstruíram as seguintes ruas: 2 de Fevereiro, 27 de Julho, 1º de Janeiro, Manaus Abaeté e Tocantins, devolvendo aos moradores o direito de ir e vir e facilitando a entrada de veículos de serviço, como coleta de lixo.
O Programa Caxias Livre vai liberar as ruas dos quatro distritos da cidade. A ação de retirada de barricadas já aconteceu em Jardim Gramacho e também nos bairros do Pantanal, Campos Eliseos, Vila Centenário, Santa Cruz da Serra e Saracuruna. Os objetivos do programa são aumentar a sensação de segurança e garantir a preservação da Ordem Pública, visando à redução dos indicadores criminais de roubos de veículos, de cargas e de quaisquer outras práticas delituosas.
Esse é mais um programa implantado pelo prefeito Netinho Reis para melhorar a segurança da população. O Programa Caxias Livre já retirou mais de 40 toneladas de material usado para bloquear a circulação de veículos.
Choque de Ordem
Essa foi apenas mais uma das operações feitas visando o bem-estar da população. Na madrugada do sábado (30), a Secretaria Municipal de Segurança de Duque de Caxias, por meio da Superintendência de Ordem Pública, realizou um choque de ordem em praças do primeiro e segundo distritos. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), e da Guarda Municipal.
Os objetivos da operação foram garantir a organização dos espaços públicos, reforçar a segurança e promover a convivência harmônica entre os cidadãos. Os espaços públicos devem estar acessíveis, limpos e seguros. Durante a fiscalização, 16 bares e food trucks foram notificados por disposição irregular de mesas, de cadeiras e de outros materiais em áreas públicas.
De acordo com o superintendente de Ordem Pública, Luiz Sérgio Machado, a iniciativa vem alcançando bons resultados.
"A ação tem como foco a ordem e o bem-estar coletivo. Nossa missão é manter os espaços organizados e seguros, promovendo a convivência harmoniosa da população. As operações serão realizadas periodicamente", afirmou.