Isabela Carolina Araújo, mãe de Ravi Silva, nascido na maternidade do Hospital Juscelino Kubitschek, em Nilópolis, no dia 20 de agosto, recebeu das mãos do prefeito Abraãozinho e do governador Cláudio Castro a certidão de nascimento do filho e também a carteira de identidade. A cerimônia foi realizada no dia do aniversário de 78 anos da cidade de Nilópolis, 21 de agosto, inaugurando os serviços de cartório e o posto do Detran dentro da maternidade.
"Estou muito feliz porque fui muito bem tratada no parto, pela equipe médica, e já estou saindo com os documentos do meu filho. Não poderia ser melhor. Vai me poupar muito trabalho, por isso minha alegria", afirmou Isabela, que estava acompanhada de Ravi e do marido Jonatas Silva.
Reaberto depois de 13 anos, o Hospital Maternidade Juscelino Kubistchek foi reformado com R$ 26,5 milhões em recursos estaduais. A unidade contabiliza mais de 131 mil atendimentos, incluindo os 725 partos de baixa complexidade em um ano de funcionamento. O posto do Detran na maternidade do JK é o 19º aberto em maternidades públicas no estado.
"Recebi um vídeo do primeiro nascimento aqui. A maior gratidão que a gente tem quando se realiza um sonho como esse é entender a importância dele. Hoje celebramos a reabertura deste hospital e os milhares de atendimentos já feitos. Nosso compromisso é continuar trabalhando pela população", afirmou Cláudio Castro.
Maternidade
de baixo risco
Uma maternidade que atende casos de baixo risco para a mãe e a criança, ela tem na chefia o obstetra Dário Martins. Ele explicou que casos de gestação complicada são encaminhados para outras maternidades.
"É o que chamamos vaga zero, quando o Sistema de Regulação (Sisreg) libera logo a transferência", salientou.
As gestantes internadas no HMJK são atendidas por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro, médico e assistente social. Elas são orientadas, por exemplo, sobre pontos negativos e positivos em cada método anticoncepcional.
"Quem participa do planejamento familiar recebe um certificado ao final do workshop, feito no posto de saúde mais perto da casa da mulher", explicou a diretora de Enfermagem do hospital, Renata Kasakewitch.