"Meriti Para Todos" leva serviços à Vila São João
Quinta edição trouxe serviços, cidadania e diversão à população
No último sábado (31), a Prefeitura de São João de Meriti realizou a 5ª edição do mutirão de serviços Meriti Para Todos, em uma edição especial que encerrou com festa e atividades lúdicas a Semana Mundial do Brincar. O evento aconteceu no Campo do Vila, no bairro Vila São João, foram mais de 3.500 atendimentos em 40 tendas com uma ampla oferta de serviços públicos.
Durante o mutirão, os moradores tiveram acesso a atendimentos como cadastro no CadÚnico, emissão da nova carteira de identidade, vacinação, serviços de estética, além da distribuição gratuita de mudas de árvores da Mata Atlântica e hortaliças.
A secretária municipal de Educação, Eneila Lucas, destacou a importância da ação no contexto da Semana Mundial do Brincar.
"Hoje temos, de forma especial, a culminância dessa semana tão importante em todo o mundo. É um período dedicado à intencionalidade do professor, do mediador, dos educadores e de todos nós, para entendermos que nenhuma brincadeira é em vão para a criança", afirmou.
Entre as tendas mais procuradas esteve a da Universidade Estácio, que ofereceu serviços de enfermagem, como exames rápidos, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene bucal.
A campanha de imunização contra a gripe também atraiu muitos moradores, em especial diante da chegada do inverno e do aumento das viroses. "É fundamental que a prefeitura leve a vacinação para os bairros. Muita gente está gripada e sem tempo de ir a um posto de saúde. Além de sair imunizado, consegui um encaminhamento para uma vaga de emprego", relatou o estudante Vinícius Oliveira.
A Secretaria de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal distribuiu mudas nativas.
"É gratificante ver tantas pessoas interessadas em adotar árvores nativas. Envolver a população é o caminho para tirar Meriti dessa ilha de calor e torná-la mais verde", comentou o secretário Antônio Barreto.
O prefeito Léo Vieira também participou do evento, sendo calorosamente recebido pelos moradores, que elogiaram sua gestão e aproveitaram para tirar fotos. Durante a visita, Léo realizou o tradicional plantio simbólico de mudas - desta vez, dois exemplares de ipê-amarelo.
"Que dia lindo! É emocionante ver a população sendo atendida com serviços essenciais e atividades físicas. Vamos continuar trabalhando muito e falando pouco. Muita coisa boa está por vir para os meritienses", declarou o prefeito.