Caxias lança a pedra fundamental da 'Casa do Autista'

Por

Duque de Caxias deu mais um grande passo na inclusão de quem tem Transtorno de Espectro Autista (TEA). No último sábado (31), com a presença de autoridades federais, municipais e estaduais, foi lançada a pedra fundamental da Casa do Autista de Duque de Caxias, um centro de acolhimento para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, que será construída no bairro Parque Vila Nova, no Primeiro Distrito.

A Casa do Autista vai reunir em um só lugar, diversos serviços para atender quem tem a síndrome, contando com uma equipe multidisciplinar formada pelos melhores profissionais da área. O local vai oferecer atendimento terapêutico, apoio psicológico e atividades educativas adaptadas, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

A Secretária Municipal de Gestão e Inclusão, Christina Barrichelo, falou da importância de ver o início da construção desse grande projeto.

"Estamos lançando a maior casa de autismo do mundo. Aqui, a Prefeitura de Duque de Caxias vai construir um grande complexo neurossensorial, onde, desde o bebezinho até o autista adulto e as mães atípicas, terão todos os tipos de terapias e serviços ao seu dispor. Duque de Caxias está dando um grande passo para ser conhecida como a cidade da inclusão", destacou.

Ocupando uma área total de 20.043,42m², o centro de acolhimento para pessoas autistas contará com recepção, direção, secretaria, sala de fisioterapia, sanitários feminino e masculino adaptados, sala de fonoaudiologia, pedagogia, psicologia, psiquiatria, nutrição, assistência social e jurídica, sala para reunião e bem estar dos funcionários, pátio coberto, refeitório, sala de circo, multiuso, de leitura, música, vestiário feminino e masculino para adultos, vestiário masculino e feminino infantil, vestiários adaptados, teatro/auditório e copa dos funcionários.

A Casa do Autista de Duque de Caxias será erguida na Rua São Paulo (Rua Jandira), no bairro Parque Vila Nova - DC - RJ.