São João de Meriti faz alerta à hanseníase

Por

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação de combate e prevenção à Hanseníase, na unidade de referência, o Centro de Saúde Aníbal Viriato, no bairro Jardim Meriti. A especialista no tratamento de hanseníase no município, a médica dermatologista Gabriela Silva, realizou uma palestra para os pacientes da unidade.

A hanseníase, é uma doença infectocontagiosa que lesiona os nervos periféricos, diminui a sensibilidade da pele e pode causar manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos. Ela é transmitida pela respiração de uma pessoa doente sem tratamento. Normalmente com um contato íntimo e prolongado, como familiares e amigos que dividem a mesma casa. Se a pele apresentar esses sintomas, é importante que a pessoa vá até a unidade de saúde mais próxima para fazer o diagnóstico.

O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento. Os sintomas mais frequentes são: manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas), áreas da pele com alteração da sensibilidade térmica (calor e frio), comprometimento dos nervos periféricos, áreas com diminuição de pelos e suor, sensação de formigamento ou fisgadas nas mãos e pés, e nódulos no corpo.