A sexta-feira, (8), foi um dia de contato com a natureza para os usuários dos equipamentos de cuidados com a Saúde Mental da cidade de Japeri. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e da Casa Terapêutica, foram passear no BioParque do Rio de Janeiro, localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristovão.
O objetivo do evento foi proporcionar momentos de interação social e bem-estar emocional e psicológico aos cerca de 15 usuários que, acompanhados da equipe técnica e de apoio, puderam ter contato com os animais e desfrutar de momentos em meio a fauna e a flora. Segundo o médico e psiquiatra Carlos Augusto, que realiza o atendimento aos pacientes dos dois equipamentos, a natureza desenvolve um papel importante no tratamento.
"O contato com a natureza é um pilar importante nos cuidados com a saúde mental. Ele proporciona diversas experiências que trazem benefícios efetivos como a redução do isolamento social, diminuição da ansiedade, estresse, depressão e agressividade, além de reduzir também a ruminação mental (remoer um ou mais pensamentos sem interrupção)", explicou o médico.
Para a subsecretária de Atenção Especializada à Saúde, Tatiana Soares, o trabalho com os usuários já explora diversos ambientes do município e chegou a hora das atividades serem extramuros.