Por:

Japeri: Alunos serão premiados em feira de tecnologia

A educação de Japeri está em festa com a conquista de oito alunos da Escola Municipal Rio Douro, premiados na 21ª Feira de Ciência e Tecnologia, que acontecerá entre os dias 4 e 11 de novembro, em Brasília. Eles participaram do projeto "Caça aos Asteroides", uma iniciativa anual do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenada na escola pelo professor de Geografia Thiago Matos.

O programa, que busca popularizar a ciência entre jovens, levou esses alunos a identificarem dois asteroides. Ao todo, quatro alunos do oitavo ano e quatro do nono ano da unidade participaram do projeto, utilizando de artefatos para realizar as atividades de caça aos asteroides. O empenho dos estudantes e o suporte da escola foram recompensados com a oportunidade de receber o prêmio no dia 9 de novembro, em meio à prestigiada semana de ciência e tecnologia.

Além do caça aos asteroides, a escola Rio Douro está inscrita em outro projeto inovador: o "Berçário de Mudas para Reflorestamento da Mata Atlântica Utilizando Irrigação por Gotejamento Inteligente", que também é da mesma Feira. Desenvolvido pela diretora Rita de Cássia Neves da Silva Souza e pelo professor Thiago Matos, o projeto explora o uso de sensores de umidade no solo, que ativam e desativam o sistema de irrigação de forma automatizada, contribuindo para o reflorestamento da Mata Atlântica com um uso eficiente de água. Esse projeto dialoga com o tema da feira, que neste ano foca nos biomas brasileiros, destacando a importância do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental.

A gestora Rita de Cássia comentou sobre o impacto do projeto. "Vamos usar uma técnica com um sensor que mostra se a terra está seca, e ele liga todo o sistema de irrigação. Quando a terra está molhada, ele desliga sozinho. Isso mostra como as novas tecnologias podem contribuir com o reflorestamento e o cuidado com o meio ambiente", explicou.

Projetos inscritos através do CNPq

Os projetos foram inscritos através do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e aprovado, garantindo uma verba que possibilitou a participação dos alunos na feira em Brasília.