Por: Redação

Correio da Baixada | Minha Casa, Minha Vida chega com novas unidades em Japeri

Unidades serão nos bairros Santa Amélia e Mucajá | Foto: Reprodução

O sonho da casa própria será uma realidade para 282 famílias de Japeri. Aprovado por uma portaria do Ministério das Cidades, o projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, em parceria com o Governo Federal, será realizado nos bairros Santa Amélia e Mucajá, em Engenheiro Pedreira, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Os empreendimentos serão construídos em áreas urbanas consolidadas ou em expansão, com acesso à rede elétrica, saneamento, educação, saúde, comércios e transporte público. De acordo com a secretária Municipal de Urbanismo e Habitação, Andreia Brito, os bairros receberam obras de infraestrutura e a parceria com o Governo Federal reafirma o compromisso com a qualidade de vida da população.

 

Manutenção na ETA Japeri

A Cedae vai realizar nesta quinta-feira (3), das 8h às 17h, manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Japeri, na Baixada Fluminense. Serão executadas a limpeza do ponto de captação de água e a instalação de macromedidor, equipamento que funciona como um hidrômetro de grande porte. Para realizar os serviços, será preciso retirar a unidade de operação, interrompendo a produção de água. O abastecimento será retomado assim que as intervenções forem concluídas. A concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição, já foi comunicada.

Hospital Adão Pereira Nunes é referência na doação de órgãos

Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Caxias | Foto: Reprodução

A Cihdott - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), tem sido referência, se mantendo no top 10 nacional em captação de órgãos. Desde sua instalação, a Cihdott do HMAPN tem obtido números significativos na taxa de autorização familiar para doação de órgãos, chegando a até 70% de efetividade. A nível estadual, o HMAPN fechou o ano de 2023 em 1º lugar na captação de órgãos. No ano de 2024, até o momento, a unidade segue em primeiro lugar no ranking estadual. É importante destacar que os órgãos captados salvam vidas de receptores que aguardam na fila de transplante.

 

Campanha Setembro Verde em Caxias

Para dar visibilidade à campanha Setembro Verde em Duque de Caxias, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Cihdott, promoveu no dia 27 de setembro atividades nos corredores do HMAPN, com a apresentação de mural, abordagem e conscientização de usuários e funcionários. À tarde, no auditório do HMAPN, foi realizado um evento com a presença de familiares de doadores de órgãos captados na unidade. A Campanha Setembro Verde também será reforçada nas unidades de emergência e de pronto atendimento da rede municipal de saúde.

Seja um doador de órgãos

Para ser um doador é preciso conversar com a família sobre esse desejo e deixar claro que os familiares devem autorizar a doação de órgãos. Pela legislação brasileira, não há como garantir efetivamente a vontade do doador, mas, segundo o Ministério da Saúde, na maioria dos casos, quando a família tem conhecimento do desejo de doar do parente falecido, esse desejo é respeitado. A doação de órgãos é gratuita e não tem compensação financeira. O Hospital Adão Pereira Nunes fica no km 109 da Rodovia Washington Luiz, s/nº, em Jardim Primavera, Duque de Caxias.