Por:

Governador participa de circuito literário em Caxias

Cláudio Castro percorreu os estandes do governo e apoiou a ação da Secretaria de Educação | Foto: Divulgação

O circuito literário "Ler para Va-Ler", um dos maiores festivais literários da Baixada Fluminense, recebeu a visita do governador Cláudio Castro na manhã desta quinta-feira (09/05). Em sua quarta edição, a Vila Literária conta com três estandes do Governo do Estado, com ações da Secretaria de Educação, Secretaria da Mulher e do RioSolidario, com participação da Subsecretaria de Políticas Inclusivas. O evento gratuito acontece até hoje (10/05), no Ginásio Poliesportivo Gilberto Lelis Pedrosa, em Duque de Caxias, com uma série de oficinas, debates, sarau, contação de histórias e teatro.

O governador percorreu os estandes do Governo do Estado e apoiou a ação da Secretaria de Educação, que distribuiu mais de 110 mil vales-livros para alunos e professores, com valores que variam de R$ 50 a R$ 100. No local, também foram disponibilizados vários equipamentos, como óculos de realidade virtual, impressora 3D, e mesas interativas para educação especial: tudo para atrair a atenção dos jovens leitores.

- Fiz questão de que todos os alunos e professores saíssem da feira com um livro, por isso entregamos um voucher para a aquisição de exemplares. Fui aluno de escola municipal e estadual em um tempo onde o ensino não era tão valorizado. Hoje, tenho a possibilidade de investir em tecnologia, em abertura de escolas e na valorização dos profissionais. Fico muito feliz em ver essa feira cheia - declarou Cláudio Castro.

- O estudante que lê é capaz de interpretar melhor o mundo, o projeto de vida hoje envolve sabedoria e o livro é o portal da aprendizagem. O livro associado a tecnologia é o grande mecanismo de evolução de um povo - afirmou a secretária de educação do estado, Roberta Barreto.

Andrew Fraga, aluno do colégio estadual Maria Justiniano Fernandes, apresentou com orgulho, no estande da Secretaria de Educação, os robôs criados por ele e sua equipe nas aulas de robótica.

- Estamos aqui para mostrar como é a robótica. Temos essa aula na escola e já participamos de torneios regionais e nacionais. Essa troca com alunos de outras escolas ajuda muito no trabalho em equipe, para que a gente se comunique e aumente a criatividade das crianças - disse o aluno do terceiro ano.

Outro destaque da feira ficou por conta do estande da Secretaria da Mulher, onde um painel interativo foi instalado para que as visitantes possam escrever o que pensam sobre temas como liberdade, sonhos e esperanças. Também estão sendo realizadas palestras sobre violência contra a mulher e ações sobre o protocolo 'Não é Não! Respeite a decisão'.