Por:

Exposição interativa na região

Que tal passear pelo Calçadão de Nova Iguaçu, entrar na estação de tratamento de água do Guandu - a maior do mundo -, ou conhecer de perto a histórica e secular Fazenda São Bernardino? E tudo isso na palma da sua mão. Como assim?

É a exposição "Nova Iguaçu na palma da mão", uma iniciativa da Associação Arcádia Iguaçuana dos Amigos das Artes e do Patronato (Centro Social São Vicente), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), que será inaugurada hoje, 25 de abril, no 2º piso do Shopping Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O evento faz parte das comemorações pelo Dia da Baixada, celebrado no dia 30 de abril.

O objetivo é permitir aos visitantes conhecer de perto a cidade e conhecer suas características mais marcantes, presentes ou marcadas em seu território. Também é uma contribuição para que as pessoas elevem sua autoestima em relação ao lugar que nasceram ou escolheram para viver", explica o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, integrante da Arcádia Iguaçuana.

Para participar da experiência é fácil. Basta entrar no mapa e direcionar a câmera do seu celular para o QR Code instalado em cada um dos 12 ícones, que mostram a história, a geografia e a cultura da cidade. O visitante poderá "passear" sobre o extenso mapa, que mede 120 metros quadrados de superfície. A exposição poderá ser visitada gratuitamente, de 25 de abril até 19 de maio, no horário de funcionamento do shopping.

Através de vídeos gravados em locais selecionados, o visitante poderá assistir a depoimentos de especialistas e personalidades notáveis de Nova Iguaçu.