Por: Carlos Martins

Correio da Baixada | Secretaria Nacional de Defesa Civil visita cidade de Magé

Equipe da SEDEC visitou o município de Magé | Foto: Divulgação

Representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) estiveram em Magé para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas que ocorreram recentemente. O mau tempo no fim de semana fez com que os rios transbordassem e causaram inundações em algumas áreas. A situação das pontes localizadas nas ruas Guarani em Piabetá e no bairro Piedade foram avaliadas pelos técnicos da D.C e da Secretaria de Infraestrutura. Diante deste cenário, a Secretaria de Proteção Civil e Infraestrutura de Magé uniu esforços com objetivo de realizar o processo de recuperação urgente. O principal objetivo da colaboração entre os municípios e a SEDEC é desenvolver projetos que possam solicitar recursos federais para as intervenções necessárias nas áreas atingidas pelo forte impacto das chuvas nas localidades.

 

Estado de Emergência

José Amaral, secretário de Proteção e Defesa Civil de Magé, enfatizou a importância da visita técnica. "A presença da SEDEC em nossa cidade é importante. A SEDEC não apenas nos permite avaliar com precisão os danos, mas também orientar ações futuras para que possamos mitigar os danos causados pelas chuvas o mais breve possível", disse o secretário. Após o decreto de Estado de Emergência em Magé, no sábado (23.03), equipes técnicas inspecionaram as áreas afetadas durante todo o último final de semana. O decreto tem duração inicial de 90 dias.

Dia Mundial da Tuberculose é marcado por alta de pacientes

Os curados receberam certificados dos técnicos | Foto: Divulgação

"Parabéns pela cura!", essa foi a frase que marcou a manhã da última terça-feira, (26), para pacientes que receberam alta do tratamento realizado pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT), que acontece no Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira, no município de Japeri. O evento também comemorou o Dia Mundial de Combate à doença, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que ocorreu no último domingo, (24). O Programa de Controle da Tuberculose possui 43 pacientes em tratamento e 15 em acompanhamento por infecção latente.

Certificado

No certificado que receberam a mensagem que deixou o grupo emocionado: "Parabéns pela cura no tratamento da Tuberculose. É muito importante saber que superou a doença. Parabéns pela cura! Você deve sentir orgulho e satisfação, essa vitória é sua, pois você nunca se deixou abater pela doença, nem se deixou levar pelo desânimo. Você acreditou, lutou com garra, manteve esperança e hoje colhe os frutos positivos dessa luta". Além da entrega do certificado, dos aplausos e felicitações, os pacientes degustaram um delicioso café da manhã.

Tratamento e controle

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente os pulmões, podendo também afetar outros órgãos como ossos e rins. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1982, para homenagear os 100 anos do descobrimento do bacilo causador da tuberculose pelo médico Robert Koch.Para a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Renata Lameira, a comemoração acontece todos os anos no dia, (24/03), e renova as esperanças e a força no trabalho realizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.