Por:

Alunos do Ambiente Jovem participam de penúltima aula

Cerca de 35 alunos participaram da atividade | Foto: Divulgação

Inspirados no aprendizado sobre educação ambiental e dispostos a fazer a diferença, 35 alunos do Programa Ambiente Jovem realizaram nesta segunda-feira (25) uma aula de horta suspensa, na Escola Municipal Santa Inês, em Japeri. A atividade contemplou também os estudantes da unidade escolar do 1° ao 5° ano, que colocaram as mãos na terra e puderam criar sua própria horta feita com material reciclável.

A penúltima aula do projeto ofereceu uma oportunidade de aproximar os alunos da natureza e despertar sua curiosidade em relação ao processo de cultivo dos alimentos.

Ao participarem ativamente da aula, os estudantes podem compreender a importância da promoção da sustentabilidade. Ao mesmo tempo, puderam otimizar o espaço limitado para plantarem mudas nativas da Mata Atlântica e aprender sobre os diferentes tipos de plantas, suas necessidades e ciclos de crescimento.

O Programa de educação ambiental, que chegou ao município em agosto de 2022, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está na segunda fase. Atende jovens de 16 a 24 anos, com o objetivo de formar agentes de transformação.

Para a Secretária de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, o projeto oferece aos alunos uma oportunidade de práticas educativas na área ambiental. " Estamos finalizando mais um ciclo do Programa Ambiente Jovem 2 , na cidade de Japeri, que oferece aos jovens uma oportunidade de práticas educativas de cuidados com o meio ambiente. Quero agradecer a participação destes jovens e parabenizá-los. Esses estudantes são desbravadores da área ambiental da nossa cidade e vão continuar levando a área no peito e no coração. Agradeço o vice-governador Thiago Pampolha e a nossa Prefeita Dra Fernanda Ontiveros que estão colaborando com esta iniciativa ", declarou.

Segundo o professor do Ambiente Jovem, Mateus de Lima Simões , a experiência estimula o trabalho em equipe e permite que os estudantes desenvolvam um senso de responsabilidade e respeito pelo meio ambiente. " Fizemos uma horta suspensa com bambu, no qual dá um senso de pertencimento. A atividade também é uma forma de oferecer às crianças e jovens uma interação com o meio ambiente, favorecendo um futuro melhor para o planeta", disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.