Por: Carlos Martins

Correio da Baixada | Nova Iguaçu promove evento pelo dia do Artesão

Fenig realizou evento em homenagem aos artesãos | Foto: Divulgação

Para comemorar o Dia do Artesão, a Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), promoveu, na última segunda-feira (19), um encontro com os artesãos da cidade cadastrados no Programa Municipal de Artesanato, no Centro Social São Vicente (Patronato). Na ocasião foi ministrada uma palestra com a empreendedora mineira Mazé Lima.A palestra teve o tema 'Desistir não é opção'. Mazé contou um pouco de sua trajetória no empreendedorismo para servir como inspiração para quem estava no evento. No final dos anos 90, ela perdeu o emprego como doméstica e decidiu criar seu próprio negócio. Atualmente, sua fábrica de doces, em Carmópolis de Minas (MG), é um sucesso. O Programa Municipal de Artesanato começou em 2017, e desde então já são 2.349 artesãs e artesãos iguaçuanos cadastrados.

 

Programa Municipal de Artesanato

Moradora de Vila de Cava, Renata Julie dos Santos Souza, que atua na loja colaborativa Fenig Mais Top, afirmou que estar cadastrada no Programa Municipal de Artesanato abre portas. "Semana passada eu vendi para uma cliente da Suíça que foi na loja e comprou uma peça. Quando voltou, uma amiga dela gostou e fez a encomenda", contou Renata. ''A Fenig entende o quanto essa ação é transformadora na vida das pessoas, fortalecendo o desenvolvimento cultural e econômico", disse o presidente, Miguel Ribeiro.

Saúde na escola atende em 34 unidades de Japeri

Alunos de todos os segmentos são atendidos | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Japeri, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Semed), desenvolvem nas 34 unidades de ensino da cidade o Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, enfrentando ainda as vulnerabilidades que podem comprometer o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. Nesta terça-feira, (19), os alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, em Engenheiro Pedreira receberam a ação, que promove a promove inclusão no ambiente escolar.

Desenvolvimento dos alunos

Segundo a secretária de Educação, Caroline Ontiveros, o PSE tem uma importância singular na formação dos alunos e já faz parte do calendário escolar. "Ele orienta e promove a interlocução entre pais e responsáveis com as crianças, que levam para casa os ensinamentos de ações preventivas. Ocorre ainda a atualização da caderneta vacinal e palestras de odontopediatria, nutricionista, educadores físicos e de outros profissionais importantes para o desenvolvimento dos nossos alunos e da construção da consciência cidadã", disse a gestora.

Palestras e orientações

O PSE atua em treze eixos temáticos pactuados com a esfera federal que vão desde saúde ambiental, promoção de atividade física, alimentação saudável; da cultura de paz e direitos humanos; e prevenção da obesidade, das violências e dos acidentes, de doenças negligenciadas, de uso de álcool, tabaco e outras drogas, da covid-19, do HIV/IST; e verificação da situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva, bucal, auditiva, ocular até a realização de roda de conversa com profissionais de nutrição, enfermagem, educação física e odontopediatra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.