Por:

Saúde: Baixada discute Rede de Urgência e Emergência

Foco da discussão foi a atualização da grade de urgência e emergência para a região | Foto: Divulgação

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) sediou na última quinta-feira (07) a primeira Reunião do Grupo de Trabalho da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Região Metropolitana I, do ano de 2024, com foco na discussão de atualização da grade de urgência e emergência para a região, que abrange a Baixada Fluminense e a cidade do Rio de Janeiro.

O encontro contou com a condução do Dr. Eduardo Leline, Assessor Técnico da SES RJ, que esteve acompanhado pelo Suplente Estadual de Urg. e Emerg., Dr. Glauco Fonseca, e da Secretária Executiva da CIR, Patrícia Vanda, que em conjunto com a Secretária Executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, trouxeram assuntos cruciais que afetam diretamente o atendimento em saúde à população da região.

O primeiro ponto de pauta, abordado por Dra. Rosangela Bello, foi a apresentação do relatório sobre o fluxo de pacientes e as recusas de atendimento, com o percentual dos principais motivos de recusas, tendo sido observado o AVC como a principal patologia recusada do APH.

Na sequência, Dr. Lenine conduziu o debate de atualização da grade de referência, fazendo um breve histórico de como a região chegou ao que se tem hoje da grade, seguido pelo apontamento das unidades referência para cada tipo agravo de Saúde.

A reunião contou com a colaboração massiva dos representantes da urgência e emergência, que estiveram representando os municípios de Belford Roxo (Leonardo Dias - Coord. da Urg. e Emerg.); Duque de Caxias (Coord. de Enf. Fábio Leandro e Coord. Med. Gilmara Sant'Ana Pinto - HMAPN / Elisangela Campos - RUE / Ângela Roque); Itaguaí (Gláucia Ribeiro - Coord. SAMU); Magé (Marilene Formiga (Coord. RUE); Mesquita (Dulcineia Teixeira - RT SAMU); Nilópolis (Dr. Taurion Ortiz e Enf. Amanda Loureiro - RT SAMU); Nova Iguaçu (Dr. Gustavo Nobrega - RT SAMU / Jullien Bello - RUE / Thatiany F. - HGNI / Kléber Santos / Rodrigo C. F.); Queimados (Juliana Leopoldo e Elionai Lourenço - SAMU); São João de Meriti (Juliana Dias - Cood. SAMU); Seropédica (Dulcineia - SES / Tieni Inoue - Avaliação. e Cont.); Paracambi (Julliana Paiva - Planejamento); SES RJ (Luciana Peixoto - Cood. UPAs); e demais representantes do Cisbaf.

Ao final, ficou acordada uma próxima reunião, que será realizada se no mês de abril, para a pactuação da grade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.