Por: POR CARLOS MARTINS

Correio da Baixada | Nova Iguaçu tem baixa procura para imunização contra a dengue

Nova Iguaçu tem baixa procura de vacinação | Foto: Divulgação

Uma semana após o início da campanha de vacinação contra a dengue, a procura aos postos de saúde de Nova Iguaçu tem sido baixa. Até o momento, apenas 1.864 doses foram aplicadas, o que representa quase 10% do quantitativo de vacinas entregues pela Secretaria Estadual de Saúde, que foi de 20.300 frascos. A secretaria municipal de Saúde de Nova Iguaçu ampliou o número de salas de vacina. Em toda cidade, 11 postos estão funcionando das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, sendo três aos sábados e dois no domingo, para que pais e responsáveis tenham mais opções de locais para levarem os menores. "Não somente em Nova Iguaçu que está ocorrendo essa baixa procura, mas no Estado inteiro. Importante que as pessoas se conscientizem que os cuidados de proteção para evitar a dengue, incluem também a vacina, que está aí'', disse o secretário de Saúde, Luiz Cavalcanti.

 

Público-alvo

O público-alvo nesta primeira fase são crianças de 10 a 14 anos. A imunização contra a dengue está sendo feita em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacina é segura e aprovada pela Anvisa, e protege contra os quatro sorotipos da dengue. Crianças que tiveram o vírus da dengue há menos de seis meses devem esperar para receber a vacina. A aplicação da vacina não é permitida para gestantes, lactantes e indivíduos que já receberam a vacina contra a Tríplice Viral e Febre Amarela com menos de 30 dias.

Mesquita abre inscrições para o Defesa Civil Juvenil

Projeto transforma jovens em agentes multiplicadores | Foto: Divulgação

Do dia 12 ao 15 de março, estarão abertas as inscrições para o Projeto Defesa Civil Juvenil - Edição 2024, no município de Mesquita. As matrículas serão das 9h ao meio-dia, na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, na Praça Darcy Ribeiro, em Edson Passos. A iniciativa, realizada pela Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem por objetivo capacitar jovens de 13 a 16 anos, de ambos os sexos, para atuarem como agentes multiplicadores, com habilidades de percepção e conscientização em situações de emergência e condições adversas. As vagas para o projeto do município são limitadas.

Pré-requisitos

Os interessados devem atender a determinados pré-requisitos: estar dentro da faixa etária prescrita, ser morador do município de Mesquita e apresentar os documentos necessários no momento da inscrição, que incluem cópia legível da carteira de identidade ou certidão de nascimento, foto 3X4 recente, declaração escolar, comprovante de residência e autorização por escrito dos pais ou do responsável legal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 4042-1772.

Desenvolvimento do aprendizado

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Mesquita, Rholmer Louzada Junior, o projeto da prefeitura colabora com o aprendizado dos jovens. "Esse é um projeto educacional que desenvolve um aprendizado preventivo a esses jovens mesquitenses. Durante o curso, eles aprendem sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e combate a princípios de incêndios, entre outros temas. Assim, estimulamos na juventude o sentido de autoproteção e cuidado com a comunidade em geral", declarou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.