Atendimentos em Saúde Especializada
Reunir todos os coordenadores de saúde para avaliar os números de atendimentos de 2023 e buscar as metas de 2024. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu na última quinta-feira, (8), o primeiro encontro do grupo de gestores da Atenção Especializada. A reunião aconteceu no auditório do Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira.
"Buscamos a excelência no atendimento humanizado. A reunião de hoje foi um momento de balanço do nosso trabalho em 2023 e a definição de estratégias para aumentar o acesso da população aos serviços em 2024", disse a subsecretária de Atenção em Saúde, Tatiana Soares.
Segundo ela, os números dos quatorze departamentos que a Pasta acumula, um total superior a 250 mil atendimentos, foram muito representativos para um ano pós pandemia, em que as pessoas ainda estavam sob os efeitos dos males físicos, psicológicos e de perdas causadas pela Covid-19.
"Desde abril de 2022, quando foi decretado o fim da pandemia, os serviços de saúde atuaram numa busca ativa da população que deixou de acessar os equipamentos. Na Especializada, intensificamos os agendamentos com mutirões e promoção de ações em saúde que possibilitaram o retorno da população à rotina de cuidados. O ano de 2023 foi esse termômetro positivo das nossas intervenções. E estamos preparados para os desafios de 2024", completou a gestora.
Somando mais de 130 mil atendimentos, os dois Centros de Especialidades, em Engenheiro Pedreira e Japeri apontam as áreas de maior procura da população, o que demonstra onde a gestão precisa intensificar a cobertura ou remanejar ações.
Em Engenheiro Pedreira as especialidades de ortopedia, cardiologia e neurologia lideram as marcações. Já em Japeri, a diferença fica com a área de angiologia, que aumentou muito a procura, do primeiro para o último trimestre. O que era em média 250 atendimentos, fechou o ano com 568 assistências realizadas. Na área de exames, os relacionados às doenças cardiovasculares foram os mais acessados, como eletro e ecocardiograma.
Outro destaque foi o Programa Melhor em Casa, que é um serviço para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair da residência.
