Por:

Atendimento às vítimas das chuvas é ampliado

Defesa civil de Nova Iguaçu disponibiliza novo horário de atendimento aos vitimados | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu vai disponibilizar, entre esta quarta-feira (28) e a próxima sexta-feira (1º de março), um novo horário de atendimento exclusivo para os moradores da cidade que tiveram suas residências alagadas pelas chuvas intensas nos dias 13 de janeiro e 21 de fevereiro. Será realizado cadastramento de endereços e emissão de declarações para a solicitação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O atendimento será realizado das 8h às 20h na base operacional da Secretaria, na Avenida Luís de Matos, 72 - 2º andar, Bairro da Luz. A Defesa Civil também continua com os Postos de Atendimento ao Cidadão em vários bairros da cidade.

Os moradores deverão apresentar comprovante de residência em nome do trabalhador; documento de identificação do trabalhador; CPF e PIS/NIS. Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro, é necessário apresentar certidão de casamento ou escritura pública de união estável.

A Secretaria de Defesa Civil esclarece que todos os endereços cadastrados precisam estar idênticos ao endereço contido no comprovante de residência que o trabalhador apresenta para dar entrada ao saque do FGTS pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal, na seção "saque do FGTS por situação de emergência". Caso contrário, o pedido será negado devido a divergências no endereço. Mas, a retirada só vai ser possível se houver saldo positivo na conta e caso o trabalhador não tenha efetuado outro saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada.

A liberação pode ser feita pelo aplicativo FGTS até o dia 14 de abril deste ano. Quem tiver dificuldades com a ferramenta pode procurar uma agência da Caixa. Para realizar o saque 100% digital, basta baixar o App FGTS. O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais para os sistemas operacionais Android e IOS.

Tem direito ao saque o trabalhador titular de conta vinculada ao FGTS que resida no município que esteja em "Situação de Emergência", conforme relatório da Secretaria Municipal de Defesa Civil encaminhado à Caixa.

O trabalhador que não tiver seu endereço cadastrado junto à Caixa ou não possuir comprovante de residência e que teve o interior da sua residência afetado por alagamento poderá procurar um dos postos oferecidos pela Prefeitura para Atendimento ao Cidadão. Nas sedes das secretarias municipais de Defesa Civil (SMDC) e de Assistência Social (SEMAS), além dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), equipes especializadas do município receberão as solicitações, cadastrando novos endereços e emitindo, após análise, uma declaração de residência exclusiva para o saque, caso haja necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.