Por:

Nova Iguaçu auxilia vítimas do temporal no município

Equipes da secretaria de Assistência Social levam alimentos às vítimas das chuvas | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu divulgou, na quarta-feira (17), novo boletim das consequências da chuva intensa que atingiu a cidade entre a noite de sábado (13) e a madrugada de domingo (14), com 315 ocorrências. Há 90 pessoas desalojadas e outras 11 desabrigadas na cidade. Desde domingo, o município está em situação de emergência.

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) estão visitando as residências das pessoas cadastradas para confirmar as informações e, em seguida, enviar os dados para o Programa Recomeçar, do Governo do Estado. No ato da visita, os moradores recebem kits de higiene pessoal e limpeza, colchonetes, roupas e cestas básicas, conforme a necessidade de cada um. Também está sendo feita busca ativa por moradores que não foram aos pontos, mas necessitam de auxílio.

"Nunca vi uma chuva como esta. Foi a pior da história, desesperador, pois a água subiu muito rápido. Perdi móveis dentro de casa e essa entrega dos kits ajuda bastante, pois vou poder higienizar minha casa com cloro", disse a dona de casa Priscila Fernandes, de 39 anos.

Paralelamente, a SEMAS continua atendendo às vítimas da chuva que já possuem senhas para o cadastramento. A distribuição dos números foi encerrada na última terça-feira (16). Nessa última quinta-feira (18), o atendimento prosseguiu em quatro pontos nos bairros Caioaba, Comendador Soares, Moquetá e Valverde. Nesses pontos de apoio, foram atendidos somente aqueles que estavam portando a senha.

Para atender a população em caso de chuvas intensas, todos os 58 Pontos de Apoio e Abrigos Temporários da Defesa Civil estão mobilizados para, se necessário, abrigar quem precisar de um local seguro. Quem estiver em situação de risco deve ligar para os telefones: 199, 2667-5751 e 98160-9740.

O temporal deste fim de semana foi o maior registrado em Nova Iguaçu desde o início das medições dos índices pluviométricos na cidade, em 2008. Em apenas 14 horas foram 235 mm de chuva, o que representa 77% da média histórica para todo o mês de janeiro. O bairro Moquetá foi o mais atingido, com 57mm de chuva em apenas uma hora.

Diversas equipes seguem disponibilizando equipes para fazer o trabalho na rua. Estão sendo usados equipamentos para a limpeza e desobstrução de rios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.