Por: Carlos Martins

Correio da Baixada | Nilópolis vai inaugurar novo calçadão da Mirandela

Novo calçadão da Avenida Mirandela, no Centro | Foto: Divulgação PMN/ Giulia Nascimento

O prefeito de Nilópolis, Abraãozinho David, e o governador Cláudio Castro, entregam aos moradores, pedestres e comerciantes do município, nesta terça-feira (5), às 17h, o novo calçadão da Avenida Mirandela. Essa benfeitoria, ao lado da reforma da Praça Prefeito Miguel Abrão, conhecida como Praça do Chafariz, integra o pacote de melhorias urbanas, denominado pelo governo municipal de 'Dá-lhe Obras'. Uma parceria do governo municipal com a Secretaria de Estado das Cidades, que repassou R$ 78 milhões para intervenções na região. Um novo piso tátil nas cores azul e amarelo (com sinalização para deficientes visuais), mobiliário urbano, plantas, quiosques e bancos foram instalados no local. À noite, o espaço contará com iluminação cênica.

 

Camelôs

Os comerciantes elogiaram ainda o retorno dos camelôs ao Mercado Popular, no prédio localizado na Rua Getúlio de Moura, ainda durante as obras no calçadão. A iniciativa desafoga o calçadão, permitindo a entrada de bombeiros e ambulâncias, caso seja necessário.

Acessibilidade

Os operários da empresa MJRE construíram uma moderna rampa de concreto com acessibilidade para todos. Agora, idosos, cadeirantes e outras pessoas com deficiência têm mobilidade para ir de um lado ao outro da cidade, passando por cima da Estação de Trem.

MPRJ recomenda fiscalização nos contratos de Nova Iguaçu

Sede da secretaria municipal de Saúde de Nova Iguaçu, no Centro da cidade | Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana I, expediu, na última quarta-feira (29), Recomendação ao Município de Nova Iguaçu para que seja realizada a adequação das estruturas de controle e fiscalização de contratos firmados com entidades privadas, inclusive Organizações Sociais (OSs), para a gestão de unidades de saúde.

Ao longo do ano de 2023, foram firmados contratos de gestão com Organizações Sociais para gestão e prestação de serviços em unidades de saúde municipais, inclusive o HGNI - Hospital Geral de Nova Iguaçu, a Maternidade Mariana Bulhões, UPAs e unidades da atenção básica à saúde, tais como as UBSs e clínicas da família. Há ainda chamamentos públicos em curso para seleção das entidades privadas que farão a gestão da chamada atenção especializada à saúde, como os centros de especialidades.

Os contratos importarão na transferência da gestão de grande parte das unidades de saúde do Município de Nova Iguaçu e repasse de elevadas quantias às entidades privadas, o que impõe maior rigor no monitoramento e fiscalização da prestação de serviços e aplicação de recursos públicos.

No documento encaminhado ao prefeito Rogério Martins Lisboa e ao secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, a Promotoria ressalta que devem ser adotadas as medidas necessárias, no âmbito do Poder Executivo Municipal, para a criação de cargos efetivos específicos, com as atribuições definidas em lei, de planejamento, qualificação, seleção e fiscalização de entidades privadas prestadoras de serviços de saúde, incluídas as OS. O órgão pede, entre outras medidas, que sejam implementadas providências para que não haja servidores contratados por prazo determinado no exercício das funções de fiscalização de entidades privadas. O MPRJ estipulou prazo de 15 dias para que o município informe as medidas.

De olho

Com a proximidade de um ano eleitoral, é imprescindível que os moradores de todos os municípios comecem a fazer pesquisas, buscando informações detalhadas sobre os possíveis candidatos às prefeituras e câmaras municipais. Uma recomendação, em especial, aos moradores da Baixada Fluminense.