Por: Carlos Martins

Correio da Baixada | Manutenção no Sistema Guandu é novamente adiada

Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu | Foto: Reprodução/Águas do Rio

A forte onda de calor no território fluminense, e os temporais que atingiram diversas regiões, incluindo a Baixada Fluminense, fez a Cedae optar por um novo adiamento na manutenção que ocorre anualmente no Sistema Guandu. Por causa de oscilações no fornecimento de energia elétrica, a distribuição de água foi afetada. A Cedae, seguindo a deliberação do Conselho do Sistema de Fornecimento de Água da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), remarcou a ação prevista para esta quinta-feira (23) para o dia 30 de novembro. O serviço será realizado das 4h de quinta-feira às 4h de sexta-feira (1º), período em que a meteorologia aponta temperaturas mais amenas. O serviço vai mobilizar mais de 500 profissionais, entre engenheiros, eletricistas e agentes de saneamento.

 

ETA Guandu

Composto pela Estação de Tratamento de Água do Guandu e por dois subsistemas de água tratada, Marapicu e Lameirão, o sistema é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

Abastecimento

Durante o serviço, a distribuição de água vai ficar interrompida, afetando o abastecimento para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. A operação do sistema será retomada de forma gradativa.

Duque de Caxias recebe Festival Nacional de Teatro

Festival Nacional de Teatro acontece em Duque de Caxias | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O município de Duque de Caxias recebe, entre os dias 24 de novembro e 09 de dezembro, no Teatro Municipal Raul Cortez (Praça do Pacificador, Centro), o 17° Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, com dezenas de espetáculos gratuitos, voltados para públicos de todas as idades. O Festival premiará os três melhores espetáculos nas categorias infantil e adulto, disponibilizando um total de R$ 40.000,00 em prêmios, além de troféus para Melhor espetáculo em 1°, 2° e 3° lugares. A cada edição, o Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias chega a receber cerca de 15 mil espectadores. O público terá acesso gratuito a 28 espetáculos, que fazem parte da mostra.

Raul Cortez

Torna-se indispensável o merecido destaque para a ocupação do Teatro Raul Cortez, em Caxias. Após a reinauguração, o espaço voltou a sediar grandes espetáculos e encontros de suma importância para o desenvolvimento regional. Um ponto extremamente positivo e para ser aplaudido.

Celeiro de artistas

O fortalecimento da Cultura na Baixada Fluminense tem sido foco de amplos debates de setores da sociedade civil e do poder público, sendo válido ressaltar que a região é um grandioso celeiro de artistas. Nomes da música, do teatro e da televisão, vieram da Baixada.

Política pública

De maneira equivocada, determinados setores acreditam que a Cultura é tão somente a realização de shows e entretenimento. Cultura, acima de tudo, é política pública, que precisa do olhar atento e sensível dos gestores públicos e de toda a sociedade.

Transformação

Enriquecimento intelectual e transformação social são resultados do investimento maciço em políticas públicas de Cultura. Transformar a realidade de crianças, adolescentes e jovens através da arte e da educação, se faz urgente para a construção de um futuro promissor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.