Por: Carlos Martins

Câmara de Meriti comemora os 115 anos da Umbanda

Diversas lideranças de matriz africana foram homenageadas na Câmara Municipal de Meriti | Foto: Divulgação

Em comemoração pelo Dia Nacional da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, a Câmara Municipal de  São João de Meriti realizou na última terça-feira (14), uma Sessão Solene alusiva aos 115 anos da religião surgida no Brasil, mais especificamente na cidade de Niterói, em 15 de novembro de 1908. 

Por iniciativa do vereador Dudu Padrinho, seguidor da Umbanda, diversas lideranças de matriz africana (pais, mães, filhos e filhas de Santo) receberam Moções de Congratulações e Aplausos pelos relevantes serviços prestados através da religiosidade no município.  

''Eu, Dudu Padrinho, sou o primeiro vereador Umbandista em mais de 76 anos, e fiquei emocionado de ver a casa do povo lotada com tantos padrinhos e madrinhas de religiões de matriz africana. Na Sessão Solene, homenageamos alguns padrinhos e madrinhas com Moção de Congratulações e Aplausos para mais de 50 pais, mães, filhos e filhas de Santo, referente aos bons serviços prestados a toda religiosidade de matriz africana. Entre eles, o Ogan mais velho do Brasil, o Sr. Luiz Ângelo da Silva, conhecido como Ogan Luiz Bangbala, com 104 anos'', declarou o vereador. 

A cerimônia também foi prestigiada pelo deputado estadual Valdecy da Saúde, e por diversos membros do governo municipal e parlamentares da cidade.

O vereador meritiense também destacou a  Lei n° 2.279 de 14 de setembro de 2021,  de sua autoria, que  institui no calendário oficial do município de São João de Meriti a comemoração anual pelo  Dia da Umbanda e do Umbandista.

''A umbanda é uma religião surgida nos subúrbios do Rio de Janeiro, suas crenças misturam elementos do candomblé, do espiritismo e do catolicismo, e tem como base 3 conceitos fundamentais: luz, caridade e amor'', disse o vereador Dudu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.