A Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada, em parceria com o Conselho Estadual de Políticas Culturais, e as secretarias municipais de Cultura de Nova Iguaçu e Japeri, realizaram no último sábado (21), na Igreja de Santa Sara Kali, em Tinguá, Nova Iguaçu, a primeira etapa do Encontro Regional de Cultura da Baixada Fluminense. O evento contou com a participação de artistas, gestores públicos e delegados eleitos nas conferências municipais, além de conselheiros e trabalhadores da Cultura. A elaboração de um Plano Regional de Cultura foi o cerne das discussões ao longo do dia. Com os 13 municípios da Baixada representados, na busca por consolidar políticas públicas no setor, a elaboração do Plano Regional de Cultura irá respaldar os representantes da região, que levantarão a discussão sobre o território durante as conferências estadual e nacional de Cultura.
Ao Correio da Manhã, o subsecretário de Integração Cultural Augusto Vargas, definiu o Encontro Regional de Cultura da Baixada Fluminense como ''um grande pacto pela diversidade, pela valorização cultural, rumo ao desenvolvimento sustentável do território''.
A parceria e aproximação, por meio de diálogos entre órgãos públicos e sociedade civil, são verdadeiros prenúncios para transformar o cenário cultural da região, se tornando um importante foco de ação do governador Cláudio Castro, da secretária estadual de Cultura e Economia Criativa Danielle Barros e do subsecretário de Integração Cultural Augusto Vargas.
A construção do documento, de acordo com a subsecretaria, resultará em um planejamento de políticas públicas justas, eficazes e abrangentes para a região. Esta organização pretende apontar caminhos que consigam estimular, destacar e valorizar, através de projetos, as diversas faces da expressão cultural e as realizações da população local. O Encontro Regional de Cultura não apenas abre as portas para um diálogo cultural enriquecedor, mas também oferece um percurso a ser trilhado para se concretizar um futuro mais vibrante e inclusivo para a região. E na terça-feira (31) acontecerá a segunda etapa, que será realizada na FEBEF/UERJ, em Duque de Caxias, a partir das 13h.
Entre as autoridades e personalidades presentes, destaque para Roberta Martins e Eduardo Nascimento, representantes do Ministério da Cultura; o anfitrião da Igreja de Santa Sara Kali (padroeira do povo cigano) Barô Max Silvares; o secretário municipal de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro; o presidente da FENIG, Miguel Ribeiro; além do deputado estadual Felipinho Ravis, que foi representado no evento pelo assessor Hugo Lima. Diversos secretários municipais de Cultura das cidades da Baixada Fluminense também marcaram presença no evento, que foi finalizado com uma grande festa cigana. Povo cigano e comunidades quilombolas também serão contemplados de maneira objetiva dentro do Plano Regional de Cultura da Baixada, de acordo com a Subsecretaria de Integração Cultural.