Por:

Migrantes são deportados

Deportações devem começar no Reino Unido antes de julho | Foto: Reprodução

As autoridades britânicas começaram a deter migrantes para enviá-los para Ruanda nas próximas semanas, informou o governo na quarta-feira, preparando o terreno para iniciar a política de imigração principal do primeiro-ministro Rishi Sunak.

Na terça-feira passada, o Parlamento britânico aprovou uma lei que permite expulsar para Ruanda migrantes que chegaram de maneira irregular a seu território. O governo conservador do primeiro-ministro prevê iniciar as deportações antes de julho, entre nove e 11 semanas.

Mais de 7.500 migrantes chegaram à Inglaterra em pequenos barcos da França este ano, e o governo diz que a política vai dissuadir as pessoas de fazer a perigosa jornada pelo Canal da Mancha. Cinco estrangeitos morreram tentando fazer a travessia na semana passada.

Organizações de direitos humanos e sindicatos contrários à política devem lançar novos desafios legais para impedir que os voos decolem com os estrangeiros, depois que a Suprema Corte do Reino Unido declarou a política ilegal no ano passado.

Imagens divulgadas pelo Ministério do Interior britânico na quarta-feira mostraram um homem sendo colocado em uma van por oficiais de fiscalização de imigração e outro sendo levado para fora de sua casa algemado.

"Nossas equipes de fiscalização dedicadas estão trabalhando rapidamente para deter prontamente aqueles que não têm o direito de estar aqui para que possamos fazer os voos decolarem", disse o ministro do Interior, James Cleverly, em um comunicado na quarta-feira.

A Care4Calais, uma instituição de caridade para refugiados, disse que as detenções começaram na segunda-feira.