Por: Mayariane Castro

Festival Brasília em Dança ocorre pelo terceiro ano consecutivo

Transições Cia de Dança e Artes, Melhor Grupo em 2023 | Foto: Carlos Aguiar/Divulgação

O Festival Brasília em Dança começa os preparativos finais para dar início a sua terceira edição consecutiva na capital. O evento foi idealizado pelo bailarino e produtor cultural Bruno Alves, juntamente ao dançarino Daniel William. Ambos são diretores da Flyer Cia de Dança, que é a responsável pelo evento em parceria com o Sesi-DF.

Neste ano, a edição ocorrerá entre os dias 30 de maio e 2 de junho, no Teatro do Sesi Yara Amaral, em Taguatinga. Os ingressos poderão ser retirados online pelo site Ticket Ideal a partir do dia 1º de maio por R$40.

Nesta nova edição, o festival conta com a adição de novas categorias para a mostra competitiva. As categorias são solos, duos, trios e conjuntos nos gêneros de Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico e Neoclássico, Jazz, Dança Contemporânea, Estilo Livre, Danças Populares, Danças Urbanas, Danças Árabes, e Sapateado. Após a última edição contar com mais de 900 bailarinos inscritos, o evento limitou o número de vagas para a competição para uma melhor experiência aos participantes.

O festival conta com 12 jurados convidados de diferentes estados e diferentes formações na área da dança, entre eles nomes como Anna Koblova, professora do Teatro Bolshoi do Brasil, Blaisson Farid, bailarino internacional com formação em danças árabes, e Jefferson Felix, bailarino da Raça Companhia de Dança e participante do Dança dos Famosos, em São Paulo. Além das apresentações na mostra competitiva, o evento contará com workshops durante os quatro dias e também ambientação no primeiro dia junto ao credenciamento.

Origens

Bruno Alves, um dos idealizadores, explica que o festival vai além de uma experiência de quatro dias e as mudanças entre as duas primeiras edições. Segundo ele, o Brasília em Dança é uma forma de abrir portas e novas oportunidades para o cenário cultural e da dança na capital. “O Festival vem abrindo portas para os fazedores da dança no Distrito Federal. Por muito tempo, Brasília estava carente no que se diz respeito a festivais de dança e eventos do gênero. Esse evento gerou grande movimentação cultural, possibilitando novas experiências e novos cenários a todos que participam”.

Bruno conta que a segunda edição do evento foi a concretização das trocas e das pontes criadas pela produção cultural. O evento precisou realizar novos investimentos porque grupos de outros estados se deslocaram até Brasília para participar. “Nós tivemos que pensar em novas logísticas para o Festival para fornecer suporte aos participantes. Para estes grupos de fora, pensamos nos custos de hospedagem e deslocamento e conseguimos parceria com uma rede de hotéis para fornecer diárias com desconto a quem fosse participar do Brasília em Dança”.


Ambos idealizadores relatam que o objetivo do Brasília em Dança é onectar bailarinos, professores, mestres e todos envolvidos com a arte de dançar por meio de uma experiência que possibilita troca e aprendizado. Também é parte do objetivo estimular, incentivar e valorizar o desenvolvimento da cultura na comunidade local através da dança como meio de promoção social.

“O Brasília em Dança nasceu com foco para fomentar e aquecer o cenário artístico da capital, visto que hoje não temos muitos festivais competitivos de dança na cidade. Queremos proporcionar aos grupos culturais e para a comunidade um local que todos possam aprender e realizar trocas entre si”, finaliza Bruno.