Por:

Revivendo o Clube do Samba, uma homenagem a João Nogueira

Diogo Nogueira revivera o Clube do Samba em homenagem espetacular | Foto: Leo Aversa

Dia 5 de maio de 1979. João Nogueira e os maiores compositores e cantores da história do samba se reuniram, em uma casa do subúrbio carioca, para manter viva as raízes da música brasileira. O que começou como um ato de resistência, esse ano comemora incríveis 45 anos de legado e orgulho. Para festejar, no dia 5 de maio de 2024 (domingo), a Família Nogueira apresenta o Clube do Samba - A Grande Roda, na Cidade das Artes, uma grande festa com shows completos de Diogo Nogueira e Xande de Pilares - dois artistas do samba. No repertório, músicas como "Clareou", que já foi gravada pelos dois artistas, "Pé Na Areia", "Fé em Deus", de Diogo Nogueira e "Só Depois" e "Coração Radiante", de Xande de Pilares. O evento também conta com as essenciais rodas de samba com Marina Iris e o cantor e compositor Didu Nogueira, sobrinho e braço direito de João no Clube do Samba, além do lançamento do livro "É Disso Que O Povo Gosta!", de Paulo Henrique Noronha, repleto de depoimentos sobre o João Nogueira e a história do movimento. Será uma celebração ao samba! Os ingressos já estão à venda no site: https://bileto.sympla.com.br/event/92423.

"O aniversário do Clube do Samba será único, uma linda festa para comemorarmos 45 anos de resistência, mas também de muita gratidão e alegria em contribuir para o fortalecimento do samba do subúrbio carioca", destaca Diogo Nogueira. A atual presidente do Clube do Samba, Angela Nogueira, fortalece a importância da festa: "É pelo movimento, é pela história e por ter sido uma das alavancas responsáveis em transformar o samba no que ele é hoje."

Clube do Samba - A Grande Roda faz parte da grande celebração Clube do Samba 45 anos, um movimento especial que reúne diversas ações em 2024 para enaltecer o legado de João Nogueira e mostrar a importância do Clube do Samba para a música brasileira. As atividades tiveram início em fevereiro, com o sucesso do baile e o bloco de carnaval, em que Diogo Nogueira arrastou mais de 50 mil pessoas pela Avenida Atlântica, em Copacabana. O projeto inclui ainda o musical "Através do Espelho", dirigido por Gustavo Gasparani, e também um espetáculo voltado para o público infantil, dirigido por Diego Moraes e Pedro Henrique Lopes.

Clube do Samba 45 anos foi desenvolvido por Clarisse Nogueira, do Clube do Samba, em parceria com Fernando Campos, do Grupo Prismah.

Clarisse Nogueira, que atualmente está à frente do Clube do Samba ao lado da mãe Angela Nogueira, destaca que o Clube do Samba 45 anos vem para contar toda a história de João Nogueira através da música.

"O nosso objetivo é que o Brasil conheça o que é o Clube do Samba. Muito mais que um movimento, o clube traz entretenimento, cultura e promove ainda um projeto social que atende gratuitamente cerca de 120 crianças no subúrbio do Rio", explica Clarisse.

Além de proporcionar muita roda de samba, o Clube do Samba há 10 anos, através do Clubinho do Samba, promove cultura e educação para crianças e jovens no bairro da zona norte do Rio com aulas gratuitas de canto, teatro, violão, cavaquinho, percussão e capoeira. Graças ao patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, capital do G20, Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Yduqs I Estácio de Sá, Unisys e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.