Por:

Nas tramas da modernidade

João Marcelo Bôscoli, filho de Elis Regina e sócio da trama, pinçou um single raro do baú de sua mãe para abrir os trabalhos do que ele chama de Fase III da gravadora | Foto: Sérgio Chagas/Divulgação

A Trama, gravadora fundada por André Szajman e João Marcello Bôscoli, mudou o cenário musical dos anos 2000, revelando ao mundo artistas como Max de Castro, Luciana Mello, Otto, Wilson Simoninha, Fernanda Porto, DJ Marky, Rappin' Hood e Cansei de Ser Sexy, entre outros. Pioneira no mercado de música digital no Brasil, a empresa criou a plataforma Trama Virtual e projetos como o Download Remunerado e o Álbum Virtual, patrocinado por marcas e oferecido gratuitamente ao público.

Muitas águas rolaram e, diante dos desafios impostos pela modernidade na indústria fonográfica, Bôscoli e Szajman anunciam o início de um novo período, batizado por eles como Fase III.

"O que poucos sabem é que o nome Trama foi herdado da companhia que a Elis (Regina) teve nos anos 1970. Quando o André e eu fundamos a empresa em 1998, encaramos como uma continuidade, uma nova fase do trabalho iniciado por ela", comenta João Marcello, filho da cantora. Portanto, dentre as ações programadas para inaugurar a Fase III, nada poderia ser mais emblemático do que o lançamento de um single de Elis Regina.

A versão inédita de "Para Lennon e McCartney" apresenta a voz de Elis recuperada de arquivos de estúdio datados de 1976 e restaurada com auxílio de avançados programas de inteligência artificial. Depois foram adicionadas novas partes instrumentais com arranjos contemporâneos que se alinham à essência da produção do passado, deixando ainda mais emocionante a estupenda interpretação da cantora. Outro aspecto notável é que foram utilizados apenas equipamentos antigos, em alguns casos, exatamente os mesmos da gravação original. A música chega às plataformas digitais no dia 10 de maio e o pré-save já está disponível.

"Este lançamento da Elis, sob o selo Trama, é apenas o primeiro de vários outros que virão. Estamos imersos no processo de remasterização de todo o nosso acervo, e a ideia é disponibilizar tudo gradualmente. A quantidade de material é imensa, tanto em áudio quanto em vídeo, e a execução desse trabalho requer muito cuidado e precisão. Cada vez que reviramos o baú, surgem mais e mais pérolas" - comenta um entusiasmado João Mracelo.

Ao mesmo tempo que preserva o passado, a Trama mira o futuro em busca de renovação. André Szajman compartilha mais detalhes sobre a Fase III: "Temos observado atentamente o surgimento de uma nova cena muito interessante, formada por artistas que estão fazendo música de alta qualidade. Eles não pertencem necessariamente a um único movimento. O que todos eles têm em comum é uma forte ligação com a MPB e isso foi uma das coisas que mais nos motivou a reassumir o papel de gravadora. Queremos gravar, produzir, lançar e oferecer as melhores condições para que esses jovens talentos se desenvolvam e conquistem seu lugar no mercado. Vamos realizar eventos e reativar projetos como Trama na Rua e Trama Apresenta para que essa safra de artistas tenha a oportunidade de levar seu som aos palcos de todo o Brasil".

E as novidades não param por aí. A Trama também lançará um programa de rádio semanal, transmitido nacionalmente pela Novabrasil FM. Com apresentação de João Marcello Bôscoli, O Novo Sempre Vem estreia nesta quinta-feira (2), às 22h. A proposta do programa é apresentar artistas novos sempre fazendo um paralelo com nomes consagrados que os influenciaram.

Catálogo relevante

Além de inovar e descobrir novos talentos, a Trama sempre se dedicou a preservar o legado da MPB lançando trabalhos de lendas como Gal Costa, Baden Powell, Jair Rodrigues, Banda de Pífanos de Caruaru e Tom Zé. Esses álbuns se tornaram itens importantes dentro dos catálogos dos artistas e contribuíram significativamente para a formação do magnífico acervo da companhia.

A Trama também se destacou no campo de shows e eventos, uma vertente que se sobressai desde sua formação e persiste até os dias atuais, A empresa é reconhecida por promover e impulsionar o mercado de música ao vivo, conectando público e artistas de maneira memorável.

Outra iniciativa importante da Trama, que ajudou a desenvolver o mercado fonográfico alternativo, foi a criação da Distribuidora Independente (DI). Concebida para comercializar lançamentos de mais de 500 selos e gravadoras de menor porte, a DI fortaleceu a cena indie, proporcionando visibilidade a artistas emergentes. Sua estratégia de vendas diretas e impacto duradouro a tornaram um marco na história da música independente nacional.

Permanecendo atenta às tendências da indústria do entretenimento, na década de 2010, a empresa expandiu seu foco de atuação e estabeleceu um canal de música na internet. A TV Trama foi o primeiro canal diário de live streaming do YouTube no mundo, oferecendo uma plataforma para mais de 1.100 artistas se apresentarem e interagirem com os fãs. As transmissões eram realizadas diretamente dos Estúdios Trama - reconhecido como um dos mais bem equipados do país.