Por:

Renato e Seus Blue Caps, os vovôs do rock and roll

Renato e Seus Blue Caps segue mesmo após a morte de seu líder Renato Barros | Foto: Divulgação

Os Rolling Stones são uma banda de rock antiga, mas não a mais longeva do planeta. A honraria pertence a Renato e Seus Blue Caps, a banda de rock mais antiga do planeta, criada nos início dos anos 1960. Mesmo sem seu líder, o guitarrista Renato Barros, que nos deixou em 2020, a banda segue na estrada e se apresenta nesta segunda-feira no projeto Seis e Meia do Teatro Riachuelo.

Tudo não passava de uma brincadeira. No início dos anos 1960, os irmãos Barros e amigos se reuniam para participar das festas no bairro da Piedade. Faziam playback de grupos e cantores americanos de sucesso na época. E foi com playback que se apresentaram no programa "Hoje é Dia de Rock", da Rádio Mayrink Veiga, com o nome de Bacaninhas do Rock da Piedade. A apresentação foi um fracasso, e ganharam muitas vaias.

Tempos depois, Renato inscreveu o grupo para o programa "Rock ao Vivo", tocando e cantando de verdade. Jair de Taumaturgo, diretor do programa, não aceitou a inscrição com o nome da banda, perguntou o nome do músico e sugeriu que colocasse Renato e Seus Blue Caps. Com esse nome o grupo se apresentou, ganhou o 1º lugar e o convite para participar do programa do Chacrinha na TV Tupi. Durante o programa, receberam a proposta para gravar um LP na gravadora Copacabana.

Em 1964, assinaram contrato com a CBS e gravaram um compacto duplo e, em seguida, o LP "Viva a Juventude", LP que ficou entre os mais vendidos durante meses. Em função do grande sucesso de "Menina Linda", o grupo foi convidado para participar do programa "Jovem Guarda". Assinaram contrato com a TV Record e faziam toda a linha de shows da emissora. E, como sempre, cruzaram o Brasil várias vezes apresentando seus sucessos.

A morte de Renato não esmoreceu seus colegas, que seguiram com a banda e adotaram Chi Lenno - pupilo de Renato Barros, escolhido por ele próprio há anos atrás - para assumir sua guitarra em outros momentos de sua ausência. Cid Chaves, Fabrício Motta, Bruno Sanson e Darci Velasco completam a atual formação do grupo.

SERVIÇO

RENATO E SEUS BLUE CAPS

Teatro Riachuelo Rio (Rua do Passeio 38 - Centro)

29/4, às 18h30 | Ingressos entre R$ 40 (meia) e R$ 140