Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Artes e literatura invadem Petrópolis

O Palácio de Cristal vai sediar o evento que terá programação variada | Foto: Divulgação

Foi dada a largada para o primeiro festival literário internacional em Petrópolis. O Flipetrópolis começou na última quarta-feira (1) e vai até este domingo (5) no Palácio de Cristal. Repleto de atrações para adultos e crianças, o evento homenageia as escritoras Ana Maria Machado e Conceição Evaristo. Antes mesmo do início da festa, elas foram homenageadas com a distribuição de sacos de pão com suas poesias em padarias da Cidade Imperial.

Ailton Krenak, Itamar Vieira Junior, Rosiska Darcy de Oliveira e a ruandesa Scholastique Mukasonga são alguns dos nomes da literatura que estarão no festival. Os ministros do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia; os jornalistas Miriam Leitão, Edney Silvestre e Matheus Leitão; e as atrizes Bruna Lombardi e Maria Ribeiro. A cantora e compositora Fernanda Takai e a atriz e cineasta Carla Camurati também vão marcar presença.

Para os pequenos, o Flipetrópolis terá a exposição "Portinari para crianças", que traz 42 obras do pintor Candido Portinari (1903-1962), um dos maiores nomes da arte brasileira. Totens com as representações dos trabalhos do artista serão dispostos no Palácio de Cristal, e poderão ser conferidos até terça-feira (7) de maio. Por falar em crianças, alunos da rede pública e privada de Petrópolis também vão participar do Prêmio de Redação, que revelará novos talentos literários da cidade. Haverá ainda contação de histórias e muitas brincadeiras.

A música também vai ter amplo espaço no evento, com o 2º Festival Literário de Viola Caipira em paralelo ao Flipetrópolis. Realizado pela primeira vez no Flitabira, em Minas Gerais, o evento mistura viola caipira e literatura. Os músicos Fabrício Conde, Marcos Assunção e Marco Lobo, curador da programação musical, farão shows, seminários e noite de autógrafos de seus livros. As performances dos músicos acontecem sempre às 22h.

O festival terá uma grande livraria, um dos maiores atrativos do evento. O espaço contará com mais de 20 mil exemplares de livros que englobam os mais diversos gêneros — romance, aventura, poesia, terror, crônica, biografia, infantil e infantojuvenil. O evento ainda vai ter foodtrucks da região no Circuito Cultural de Gastronomia, que estará localizado em frente ao Palácio de Cristal.

Todas as atrações do festival são gratuitas e com acessibilidade para que todos possam aproveitar ao máximo as experiências proporcionadas pelo Festival. O Flipetrópolis tem a curadoria de Afonso Borges, Sérgio Abranches, Tom Farias, Gustavo Grandinetti e Leandro Garcia.