A Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) realizou no dia 25 de novembro, no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, em Resende, interior do Estado do Rio de Janeiro, a cerimônia do aspirantado 2023. O tradicional evento foi presidido pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e contou com a presença do Comandante do Exército, o General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, acompanhado de integrantes do Alto Comando do Exército.
Também participaram oficiais generais da ativa e veteranos, além de integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Oficiais Generais da Marinha e autoridades civis e militares.
Na primeira solenidade, os cadetes restituíram os Espadins, trajando pela última vez o uniforme azulão. Posteriormente, já uniformizados com a túnica cinza de oficial, os aspirantes receberam de suas madrinhas e padrinhos a espada de oficial.
A turma Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil tem 412 aspirantes: 400 brasileiros e 12 de Nações Amigas.
Em agosto, ocorreu a formatura de 387 cadetes. Na ocasião, o Ministro ressaltou a responsabilidade que os cadetes terão no futuro. "Meus caros cadetes, seguramente, vocês almejam ser os melhores comandantes. Assim, precisam, antes de mais nada, exercitar a virtude da obediência, não apenas como uma forma de se prepararem para o comando de tropas, mas para liderarem seus subordinados com responsabilidade, probidade e comprometimento", disse.