Por: Laís Lima

Somente este ano Friburgo registrou mais de 200 acidentes no trânsito

Prefeitura diz que intensifica ações de educação | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Laís Lima*

Em Nova Friburgo, o trânsito virou um cenário preocupante devido ao aumento no número de acidentes de trânsito. De 1 de janeiro de 2024 a 29 de abril, houve 239 ocorrências na cidade. Isso significa uma média de dois acidentes por dia no município. Desses, 165 tiveram o envolvimento de motocicletas, o que representa 69% do total de acidentes. Os demais acidentes são com automóveis, envolvendo colisões misteriosas, colisões com um ou mais veículos e atropelamentos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a maioria dos acidentes ocorrem nos fins de semana e grande parte dos motoristas são flagrados dirigindo sob efeito de álcool. No último fim de semana, por exemplo, aconteceu um acidente em Olaria, onde um motociclista, em alta velocidade, atropelou um homem que fazia entrega, felizmente ninguém se feriu gravemente. Já na estrada RJ -130, em Duas Pedras, no domingo, 28, uma moto colidiu de frente com um carro que entrou na contramão. O motociclista chegou a ser levado ao hospital mas não resistiu aos ferimentos.

Em nota à reportagem, a prefeitura de Friburgo esclareceu que "em relação às ações para diminuir os índices de acidentes, regularmente são promovidas campanhas de conscientização e orientação a condutores e pedestres, por meio de redes sociais da Prefeitura e da Smomu. Além disso, uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar, através do Programa Estadual de Integração da Segunda -PROEIS, estão sendo promovidas blitz em dias e locais aleatórios, de modo a coibir diversas irregularidades no trânsito".

Ainda de acordo com a Prefeitura, "é importante destacar que o Poder Público (prefeitura e autoridades policiais) precisa da conscientização e colaboração da população para que a cidade tenha uma redução efetiva no número de acidentes de trânsito,uma vez que a maioria das ocorrências são decorrentes de imprudência, imperícia e desatenção", finalizou.

*Estagiária