Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Sindicato dos Rodoviários ameaça greve

Ônibus da Petro Ita se envolve em acidente | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Petrópolis convocou uma assembleia extraordinária para esta quinta-feira (02), para debater os atrasos no pagamento dos direitos trabalhistas dos funcionários das empresas Petro Ita e Cascatinha. Segundo o Sindicato, "há a possibilidade de articulação de uma grande paralisação em prol da dignidade dos trabalhadores", afirma o sindicato. O presidente do SindRod, Glauco da Costa, disse que será criada uma mobilização dos trabalhadores diante desses abusos. "As empresas Cascatinha e Petro Ita têm demonstrado uma postura alarmante ao ignorar qualquer tentativa de negociação que não venha acompanhada da ameaça de paralisação. Essa atitude desrespeitosa não apenas prejudica os direitos dos trabalhadores, mas também mina a possibilidade de um diálogo construtivo e justo".

 

Graves acidentes com ônibus

Dois acidentes graves nesta semana envolvendo ônibus da empresa Petro Ita provocaram uma agitação nas redes sociais. Além da indignação dos usuários do transporte, que denunciaram, mais uma vez, os problemas de segurança no transporte de Petrópolis, vereadores, pré-candidatos e aspirantes a cargo público cobraram do prefeito de Petrópolis Rubens Bomtempo e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) rigor na fiscalização do serviço. O primeiro acidente foi com uma das linhas que atende a comunidade Sargento Boening que, segundo relatos dos usuários, perdeu o freio e colidiu com o acostamento da via. O segundo foi com um ônibus que atende uma das linhas do Valparaíso, que colidiu com dois veículos no trecho conhecido como curva da Batata. A equipe do Correio questionou a empresa de ônibus, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

Câmara homenageia co-fundadores do ARQLAB

Arquitetos e urbanistas Laura Vidal e Maurilio Pimenta | Foto: Divulgação

Os arquitetos e urbanistas Laura Vidal e Maurilio Pimenta, co-fundadores do Laboratório de Arquitetura e Empreendedorismo (ARQLAB) da Estácio Petrópolis foram um dos homenageados pela Câmara Municipal de Petrópolis na última semana. A moção congratulatória entregue aos profissionais é um instrumento de reconhecimento a pessoas e instituições que contribuem, de forma profissional ou voluntária, para o desenvolvimento da cidade.

O ARQLAB da Estácio Petrópolis tem somado forças na transformação positiva de comunidades em Petrópolis. Os profissionais se destacam não apenas por seus talentos, mas também pelo compromisso com o aperfeiçoamento acadêmico e o serviço comunitário sem fins lucrativos. As homenagens aos arquitetos e urbanistas foram concedidas pelo vereador Marcelo Chitão.

Cis-Serra assume gestão do Samu

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (Cis-Serra) está assumindo a gestão da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que funciona na base de Petrópolis. A central coordena os atendimentos de urgência de 16 municípios associados da região. O prefeito Rubens Bomtempo, atual presidente do consórcio, falou sobre a mudança: "A transferência da gestão do SAMU da Prefeitura de Petrópolis para o CIS-Serra possibilitará a melhoria da atuação em cada local de abrangência, já que cada município apresenta suas necessidades e particularidades. O CIS-Serra desempenha um papel de grande importância para a Região Serrana e tem como objetivo o fortalecimento dos serviços de saúde atuando em conjunto para sanar necessidades e promover um maior acesso da população na rede pública de saúde", disse.