Por: Leandra Lima

'Maio Amarelo' 2024 traz como tema paz no trânsito

De janeiro de 2023 a março de 2024, Petrópolis marca 475 lesões corporais no trânsito | Foto: Wellington Daniel

A campanha Maio Amarelo 2024 traz consigo como tema principal "Paz no trânsito começa por você", segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição organizadora do projeto, falar sobre paz se tornou difícil nos últimos tempos, com isso o maior objetivo desse ano, é estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes.

O ONSV informou que cerca de 5 mil pessoas já baixaram o material da campanha atual, que está disponível no site da organização. Durante o mês, sociedade civil, empresas, poder público e entidades promovem ações voltadas à conscientização no trânsito, com atividades em escolas, vias federais e estaduais, entre outras esferas sociais e equipamentos públicos.

Iniciando os trabalhos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) toma a dianteira e começa já nesta terça-feira (30), a Operação Maio Amarelo, que irá se estender durante todo o mês tendo com foco reduzir a violência no trânsito e os custos sociais dela, decorrentes por intermédio de diversas ações nos trechos onde há maior incidência de acidentes.

A PRF anunciou que além da programação educativa, serão realizadas fiscalizações no trânsito, voltadas para as condutas de comportamento de risco, principalmente no que se diz respeito à condução do veículo, como excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, falta de uso do cinto de segurança e do capacete, transporte irregular de crianças e uso do telefone celular ao volante.

Ocorrências no trânsito

Infelizmente, acidentes de trânsito fazem parte do dia a dia dos brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), anualmente, acontecem cerca de 40 mil mortes no trânsito por ano. Infrações são causas de mortes e lesões no tráfego em todas cidades do Brasil, e Petrópolis não fica de fora, os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostrou que a cidade ocupava em 2022, dentro dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, a 9ª posição no quesito acidentes de trânsito, ao todo, foram registradas 335 lesões e 39 mortes. Os números só continuam subindo, de janeiro de 2023 a março de 2024, já somam 475 lesões corporais culposas no trânsito.

Maio Amarelo

O movimento surgiu no cenário global, com o objetivo de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é mobilizar todo corpo social em função do tema, renovando a cada ano a campanha. A cor da campanha se dá por que o amarelo simboliza atenção no tráfego.