Por:

PINGA-FOGO

VICE EM DOSE DUPLA - O que está em jogo na escolha do vice de Eduardo Paes em 2024 é uma outra vice: ele ser escolhido como vice de Lula em 2026. O que a cúpula do PT espera agora é uma demonstração de fidelidade e lealdade ao partido aliado. Na alta cúpula da legenda, que ocupa hoje o Planalto, a equação é simples: Se Paes tiver vergonha em ter o PT como vice na sua chapa de 24, ele poderá não ser fiel em 2026. No núcleo duro do PT, Eduardo Paes é o vice ideal para Lula: é jovem; traz o eleitorado do Sudeste; traz o PSD de Kassab; conversa bem com a direita; e é ambicioso. Ser vice-presidente da República é muito mais do que concorrer ao governo do Rio.

Nesta equação, o PT resolveu apresentar nomes de peso. Já foram riscadas opções folclóricas ou midiáticas como a ministra Anielle Franco. O primeiro nome da lista é André Ceciliano, ex-presidente da Alerj e hoje secretário nacional de Assuntos Federativos do Planalto. Com Paes candidato a vice de Lula, o PT ganha a Prefeitura do Rio, sonho de um projeto político maior. O ritmo em Brasília é esperar a demonstração de fidelidade de Eduardo a Lula, cedendo uma vice municipal para se habilitar a vice nacional.

FLIPETRÓPOLIS I - Em Petrópolis, a abertura do primeiro Festival Literário Internacional da cidade, que aconteceu nesta quarta-feira (1), no Palácio de Cristal,  contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e do desembargador Gustavo Gratinetti. Em sua fala, Barroso revelou que grande parte de suas obras de Direito foram escritas em sua residência de verão em Itaipava, distrito de Petrópolis. Com bom humor, contou sobre sua relação com a escrita e arte. E defendeu a liberdade de expressão em um momento difícil no contexto de universalização do acesso à informação com a revolução tecnológica ou digital.

FLIPETRÓPOLIS II - "A internet trouxe como grande proveito para a humanidade a democratização do acesso à informação, a democratização do acesso ao conhecimento e a democratização ao acesso ao espaço público, e essa é extremamente positiva. Porém, o acesso ao espaço público deixou de ter um controle editorial mínimo, que era feito pela imprensa tradicional, que fazia um filtro de eticidade ou de, no mínimo, civilidade, para aquilo que chegava ao espaço público. De modo que essa democratização do acesso, da mesma forma que permitiu que o conhecimento se tornasse mais próximo das pessoas, também abriu caminho para as avenidas da desinformação dos discursos de ódio das teorias conspiratórias e dos ataques às instituições", disse Barroso.

FLIPETRÓPOLIS III - O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Ricardo Rodrigues Cardozo também prestigiou a abertura do Festival Literário. Participaram representantes do governo municipal de Petrópolis, academias de literatura da cidade e representantes da cultura. O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, não pode estar presente devido a um problema de saúde, mas enviou um vídeo dando as boas vindas aos mais de 280 escritores e centenas de leitores que participarão do evento até o próximo domingo, dia 05 de maio.

SOB NOVO COMANDO - O coronel PM Ibiapina Chiaradia assumiu, nesta terça-feira, dia 30, o comando da Polícia Ambiental do Estado do Rio (CPAm) no lugar do também coronel André Henrique. Ibiapina é aliado do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, do PP, e foi coordenador da Defesa Civil e do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) entre 2009 e 2015. Ele tem  33 anos de serviço na PM e desempenhou inúmeras funções de comando e chefia, atuando em várias regiões do Estado do Rio. Entre as principais, o comando do 36º BPM (Santo Antonio de Pádua) do 32º BPM (Macaé), do 8º BPM (Campos), do 25º BPM (Cabo Frio) e, por último, 6° CPA, responsável pela coordenação dos batalhões das regiões Norte e Noroeste do Estado. O coronel já recebeu a maior honraria concedida pela Alerj: a Medalha Tiradentes.

APOIO DE ESTEVES - O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, anuncia nesta sexta-feira, dia 03, o nome que irá apoiar para as eleições de outubro à prefeitura. O anúncio será feito no Royal Esporte Clube, às 18 horas. Esteves atualmente está no MDB. Ele foi expulso do Solidariedade, em setembro do ano passado, após sugerir "começar a castrar" as mulheres da cidade para controlar o número de crianças. A declaração foi dada durante uma inauguração de obras, foi gravada e ganhou repercussão nacional.