Por: William França

BRASILIANAS | Onde e como moram os brasilienses

Águas Claras segue como a RA mais adensada | Foto: Internet

SÉRIE "QUEM É O BRASILIENSE" (1)

O brasiliense prefere casas e quase todos já têm ímóveis próprios. Águas Claras é a mais adensada e o Lago Sul é o que tem maior número de empregados domésticos

Nesta primeira etapa, vamos saber como está distribuída a população do DF. Ceilândia continua sendo a RA mais populosa, seguida por Samambaia. Logo depois, vem o Plano Piloto (que tem pouco mais de 200 mil habitantes).
Por outro lado, a com menor população é o SIA, com pouco mais de 5,6 mil moradores.
A maior RA, em tamanho, é Planaltina, com mais de 150 mil hectares de área. Logo depois vem o Paranoá, com 83 mil hectares.
A menor de todas as RAs é o Varjão, com 162 hectares. Área bem parecida com a do Cruzeiro.

Águas Claras adensada

Dos primeiros dados, o que chama muito a atenção é que mede o número de habitantes por Km², a chamada densidade demográfica. Águas Claras aparece com incríveis 15,4 mil habitantes por Km², praticamente o dobro do também adensado Cruzeiro.
No extremo oposto, o Fercal é o que tem menor densidade demográfica, muito próximo ao Paranoá.
O SIA também é a região que tem mais moradores por habitação, seguido pelo Park Way. Na ponta oposta, está o Sudoeste/Octogonal, com 1,74 moradores por domicílio.
Falando neles, Ceilândia desponta como a que tem o maior número de domicílios, seguida de perto pelo Plano Piloto. Logo depois, Samambaia e Taguatinga têm um empate técnico, seguidas por Águas Claras.
A maior parte dos moradores do DF (68,8%) mora em casas, onde se destacam Lago Sul e a caçula Água Quente.
Os que moram em apartamentos ocupam o Sudoeste/Octogonal e Águas Claras, além do Plano Piloto.Quase 60% dos brasilienses moram em imóveis próprios. Destaque para os da região do Lago Sul e Vicente Pires. Já os 30% que moram de aluguel estão espalhados pelo Sudoeste/Octogonal e Riacho Fundo.
Os moradores do Riacho Fundo II são a maior parte dos que moram em imóveis próprios, mas ainda pagando.
Para cuidar dos domicílios, apenas 17,8% dos moradores do DF têm empregados domésticos. Mas, dos que têm, o Lago Sul se sobressai, com 75,2% dos domicílios com empregados. Na ponta oposta, está o Arapoanga. Quase a totalidade dos que ali moram não têm empregados domésticos, assim como os residentes no Sol Nascente e Pôr do Sol.

Macaque in the trees
SÉRIE "QUEM É O BRASILIENSE" ( bloco 1) | Foto: Brasilianas