Por: William França

BRASILIANAS | Exposição fotográfica relembra 60 anos do golpe militar

Exposição na CLDF mostra 41 imagens do ícone do fotojornalismo, Orlando Brito | Foto: Carolina Curi/Agência CLDF

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA RELEMBRA 60 ANOS DO GOLPE MILITAR – Com 41 imagens de Orlando Brito, um dos maiores fotojornalistas do país, a mostra “Tempos de Chumbo” tem visitação gratuita na Galeria do Espelho D’Água, na Câmara Legislativa, até o dia 15 de maio, gratuitamente.
O proposito que orientou a exposição foi “recordar para não repetir” e partiu de iniciativa do distrital Gabriel Magno (PT), presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura do parlamento local.
Na mostra, há imagens de manifestações populares contra o golpe, estudantes reprimidos na UnB, soldados treinando táticas de tortura e de um corpo abandonado às margens do rio Araguaia. Os registros também enquadram a reabertura política, em cenas que expõem, por exemplo, o ex-presidente João Figueiredo engravatado em uma plateia formada por militares fardados, o movimento das Diretas Já e o velório de Tancredo Neves.
“Eu acredito que os tempos de chumbo são tempos passados, mas que ficam à espreita da gente”, alerta Carolina Brito, curadora da mostra e filha do artista. Ela destacou a importância da exposição para as novas gerações, que não viveram aquele período histórico. “É fundamental que todos saibam, lembrem e relembrem para que não aconteça mais.”
Sobre Orlando Brito – Para quem não conheceu Orlando Brito: ele morreu 2022, aos 72 anos. Com vasta experiência na cobertura política, ele registrou todos os presidentes do país desde Castelo Branco (1964) até Jair Bolsonaro (2020).
Mudou-se para Brasília ainda menino, e no DF, construiu a sua carreira. Ele transitou entre os principais veículos de imprensa do país e acumulou uma série de prêmios, inclusive o “World Press Photo Prize”, do Museu Van Gogh de Amsterdã, um dos mais prestigiados prêmios de fotojornalismo do mundo.
As lentes de Orlando capturaram cenas cotidianas da população, assim como traduziram alguns dos principais acontecimentos da vida política nacional.

MAIO É LARANJA EM ALERTA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Macaque in the trees
Cartaz da campanha Maio Laranja, contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes | Foto: Divulgação TJDFT

Em 2023, o Disque 100 recebeu 31.252 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. E, para conscientizar e mobilizar a sociedade em geral a favor de uma rede de proteção à infância e adolescência e às famílias, em prol do combate a esse tipo de violência, o Palácio da Justiça e o Fórum da Infância e da Juventude ficarão iluminados com a cor laranja durante todo o mês de maio. A iniciativa demonstra a adesão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) à campanha Maio Laranja.
Além da iluminação colorida, as iniciativas do Tribunal incluem o lançamento de uma página em seu site, com informações sobre violência sexual infantojuvenil (tjdft.jus.br/informacoes/infancia-e-juventude) e a distribuição de exemplares da cartilha “Um Presente Especial” – voltada para crianças – na rede pública de ensino. Também haverá a capacitação de profissionais do sistema socioeducativo, das instituições de acolhimento e dos conselhos tutelares do Distrito Federal, a fim de que saibam como agir diante de situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.
O marco da campanha Maio Laranja se dará em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data é lembrada pela ocorrência de um crime de grande repercussão, em maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), cometido contra a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos, vítima de violência sexual – sem que houvesse a punição dos agressores.


BRASÍLIA, A CAPITAL DOS CONCURSOS, GANHA MAIS DE 8.000 VAGAS – O governador Ibaneis Rocha (MDB) propôs uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias do DF – e a Câmara Legislativa aprovou – a criação de mais 7.993 vagas para servidores públicos no GDF, que serão selecionados por meio de concursos públicos. Também haverá 210 vagas para futuros servidores na Câmara Legislativa e no Tribunal de Contas (TCDF).
Detalhando o número de vagas criadas: no GDF, a Saúde terá 2.452 vagas. Serão 250 médicos, 250 enfermeiros, 400 especialistas em saúde, 50 cirurgiões-dentistas, 200 técnicos em enfermagem, 150 agentes de vigilância ambiental (AVAs) e 150 agentes comunitários de saúde (ACSs). Também haverá a seleção para outras carreiras, como analista, assistente e técnico de assistência pública à saúde, com 200, 150 e 100 vagas, respectivamente. Também há a previsão de novo concurso para especialista em saúde, com 322 postos.
Está previsto ainda o concurso para 1.332 vagas na Secretaria de Economia. A Secretaria de Educação terá abertura para nomeação de 200 pedagogos e 100 professores. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social poderá lançar concurso para 634 especialistas de assistência social e 563 técnicos em assistência social.

JUSTIÇA SUSPENDE DETENÇÃO DE 14 PMs ACUSADOS DE TORTURA – O desembargador plantonista Sandoval Oliveira, da 1ª Turma Criminal da Justiça do Distrito Federal, deferiu o pedido de habeas corpus protocolado pela associação Caserna e revogou a prisão temporária dos 14 policiais militares detidos por denúncias de tortura. O desembargador entendeu que os militares não apresentam risco concreto à investigação.
O grupo estava preso desde a última segunda-feira, acusados de terem envolvimento com as agressões a um colega de farda durante o curso de formação do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque). Ainda na manhã de ontem, os PMs deixaram o 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), no Complexo Penitenciário da Papuda, onde estavam detidos.

UMA REVOLUÇÃO EDUCACIONAL ESTÁ NA PAUTA DA CÂMARA FEDERAL

Macaque in the trees
Deputado federal Fred Linhares propôs PL para adicionar matérias no ensino fundamental | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Proposto pelo deputado Fred Linhares (Republicanos), está pronto para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados um projeto de lei que irá inserir as disciplinas de programação de sistemas, robótica, educação financeira e primeiros socorros no currículo do ensino fundamental. A medida altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
As disciplinas seriam lecionadas a partir do sexto ano. “Precisamos modernizar o ensino e preparar os estudantes para os desafios do século XXI. Vivemos em uma era digital, e é essencial que nossas crianças e jovens estejam preparados para os avanços tecnológicos e para lidar com questões financeiras básicas, além de saberem como agir em emergências", afirmou.
Dados afirmam que só 15% das escolas no Brasil têm aulas de programação e de robótica. Enquanto isso, a educação financeira e os primeiros socorros ainda não fazem parte do currículo escolar.


PARA FINALIZAR...

CINE ITAÚ, SOB NOVA DIREÇÃO – Desde o feriado de 1º de Maio, a operação das salas do Espaço Itaú de Cinema, no Casa Park, passou a ser responsabilidade da Rede Cinesystem Cinemas. A rede passará a gerenciar também as unidades do Shopping Frei Caneca e Bourbon Shopping, em São Paulo, e o Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
A confirmação dessa transição ocorreu na última terça-feira (30), após meses de especulações. “O Instituto Unibanco de Cinema, um dos braços culturais do Itaú Unibanco, comunica a venda de salas do Espaço Itaú de Cinema para a rede de cinemas Cinesystem, empresa com 25 anos de atuação no mercado exibidor”, disse o comunicado emitido pelo banco.
Ainda não está claro se ocorrerão alterações no pessoal e na forma de operação, nem qual será o envolvimento da Cinesystem e dos demais parceiros. Também não há confirmação se clientes Itaú continuarão pagando meia-entrada. O Espaço do Casa Park possui 8 salas de exibição regulares e 1 sala VIP.
Quem já tiver saudades do Espaço Itaú poderá continuar acompanhando a plataforma de streaming gratuita, mantida pela marca, a Itaú Cultural Play.

William França | [email protected]